Já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Maceió (CMM) um projeto de lei, de autoria da vereadora Silvânia Barbosa (PRB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de câmeras de segurança nos ônibus da capital.

Na justificativa, a autora argumenta que o sistema de monitoramento eletrônico pode coibir frequentes assaltos, atos de vandalismos e a evasão de receitas comprometem o caixa e as operações das empresas. 

Antecipando a chiadeira, a vereadora prossegue: “Ao contrário do que pensam muitos gestores, reduzir custos não é o mesmo que cortar investimentos. Um gestor eficaz sabe que reduzir custos é direcionar investimentos de forma inteligente, evitando tudo aquilo que compromete o lucro de sua empresa”.

“Quanto se perde anualmente deixando passageiros entrar sem pagar ou com desvio de valores por parte de colaboradores? Ou ainda, se seu motorista se envolve em um acidente fatal, os custos com indenizações são altíssimos e podem impactar o patrimônio da empresa (mesmo com a assinatura de apólices especiais)?", questiona em outro ponto da justificativa.

Silvânia alega ainda que o monitoramento eletrônico incentiva também os motoristas e demais colaboradores a se tornarem mais vigilantes com alguns deveres, como andar com as portas fechadas e parar nos pontos corretos.