A conversa da tarde da quarta-feira (06) entre a coordenadora do Instituto Raízes da África, Arísia Barros, com o desembargador José Carlos Malta Marques, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), foi positivamente didática.
Malta Marques, acompanhado pelo Bacharel em Direito, Especialista em Direito Eleitoral e Assessor Jurídico do TRE/AL,Edney dos Anjos e a assessora de comunicação, Flávia Gomes de Barros, ministrou uma verdadeira aula sobre eleições. Trouxe narrativas interessantes e emocionantes sobre o processo eleitoral em Alagoas.
Traçou paralelo sobre fatos acontecidos e as possibilidades de não mais acontecer.
E afirmou que essa eleição em Alagoas terá novas dinâmicas e que o TRE mapeia intervenções antes que os fatos aconteçam.
Estamos trabalhado em todas as frentes, acrescentou: "Temos ido às escolas falar sobre a importância do processo democrático do voto e ficamos empolgados com a adesão da juventude, muitos perguntam como podem ajudar. Como podem ser mesários."
E no meio da conversa, Arísia Barros questiona:- Pessoas encarceradas podem votar?
E Malta responde:- Coincidentemente nos reunimos com o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) essa semana e esse foi um assunto de pauta. Estamos estudando todas as possibilidades. Os presos que tiverem condenação criminal transitada em julgado (sem hipótese de recurso) não podem votar. Nosso estudo está centrado nos presos provisórios. E se chegarmos a um consenso favorável, a Justiça Eleitoral deve criar condições para que esses presos possam exercer o direito do voto.
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) é formado por desembargadores eleitorais - dois desembargadores, dois juízes estaduais, dois juízes federais e dois advogados.
A conversa aconteceu durante a reunião que firmou a parceria entre o TRE e o Instituto Raízes de Áfricas para a realização do seminário, sob o tema “Qual o lugar de fala das mulheres na política alagoana?”no dia 25 de junho, das 14 às 18 horas,que abordará a participação da mulher alagoana na política.
O Seminário acontece no auditório do TRE, localizado a Av. Aristeu de Andrade, 377 - Farol, Maceió - AL, no bairro do Farol, vizinho a TV Gazeta.