A ausência quase que absoluta de representações do povo preto das Alagoas de Palmares, no campo da disputa política, ou na discussão, formulação ou decisão dos processos históricos, substancia a colonizadora excludência étnica que vai ressignificando a hegemonia dos espaços de poder.
Quais são as propostas relevantes na plataforma política dos candidatos aos cargos da eleição em 2018, que venham contribuir para o enfrentamento ao racismo nos diversos campos, desde o social , com ênfase no racismo institucional?
Porque é tão nenhuma ou inexpressiva a participação do povo preto no campo político?
A convite do senador Renan Calheiros, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas , Arísia Barros participou de reunião, na tarde/noite da terça-feira,14/05 numa conversa informal sobre estas e outras questões.
Perguntada sobre as políticas em debate no campo da igualdade racial em Alagoas, Arísia Barros reafirmou a importância da necessária e urgente assinatura do projeto que torna Lei o Fundo Estadual da Igualdade Racial.
O Fundo financiará ações de capacitação, aperfeiçoamento e promoção da igualdade, englobando, juventude negra, comunidades quilombolas, indígenas e religiões afro-brasileiras, fazendo assim o enfrentamento aos danos às vítimas de violência do racismo. A proposta de criação do projeto de lei para o Fundo Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial surgiu, no ano de 2015, a partir da articulação do Instituto Raízes de Áfricas com o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro- explicou.
A ativista reafirmou, ainda, que muitas das conquistas com o carimbo das políticas afirmativas estão invisibilizadas. Citou o caso da inexpressividade da gestão da Secretaria de Estado da Educação com a aplicabilidade da Lei Federal nº 10.639/03 e a quase morta Lei Estadual nº 6.814/07.
O estado de Alagoas negligencia tudo que faz referência a o protagonismo do povo preto- afirmou a coordenadora.
Calheiros ouviu atento e ressaltou do seu interesse na efetivação do projeto de Lei do Estadual da Igualdade Racial e que envidará esforços para que isso aconteça.