Tramita na Câmara Municipal de Maceió (CMM) um Projeto de Lei, de autoria do vereador Eduardo Canuto (PSDB), revogando o “batismo” do Viaduto João Lyra, que interliga as Avenidas Leste-Oeste e Álvaro Calheiros, em Mangabeiras. A matéria já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Pelo projeto, dez anos depois de receber o nome do industrial João Lyra - Lei 5.675, de 11 de Janeiro de 2008 -, o viaduto será rebatizado como “Dr. Aurino Malta”, em homenagem ao advogado e ex-presidente da OAB/AL, falecido em 2007.
Segundo a proposta do Executivo, no entanto, o novo nome do viaduto seria Jorge de Lima (poeta e romancista de renome nacional).
Em conversa com o Blog, Canuto explicou que a matéria de origem governamental foi enviada já com a lista de todos os homenageados, mas houve um entendimento para que os vereadores pudessem participar das escolhas, recompondo os nomes. “Entrei com a revogação neste caso específico e, no projeto coletivo, vamos aguardar a posição do governo”, contou.
Baseado na Lei Federal 6454/1977, que veda no seu artigo 1º o batismo a bem público, de qualquer natureza, em homenagem a pessoa viva, o Projeto de Lei encaminhado há um ano pelo Executivo propõe as seguintes mudanças:
01) Avenida Márcio Canuto – Avenida Waldemir Rodrigues (jornalista esportivo);
02) Avenida Milton Hênio – Avenida Jofre Soares (ator de renome nacional);
03) Avenida Juiz Diógenes Tenório – Avenida Carlos Moliterno (poeta, jornalista, crítico literário e ex-presidente da Academia Alagoana de Letras);
04) Avenida Ministro Márcio Fortes – Avenida Juiz Hélder Loureiro (magistrado do Judiciário Alagoano);
05) Avenida Senador Carlos Lyra – Avenida Mestre Verdelinho (ícone do folclore alagoano);
06) Rua Alves Correia – Rua Chargista Manuel Nunes Lima (jornalista, cronista e chargista pioneiro no Estado);
07) Viaduto Washington Luís – Viaduto Nise da Silveira (psquiatra de renome internacional);
08) Viaduto João Lyra – Viaduto Jorge de Lima (poeta e romancista de renome nacional);
09) Escola Suzana Palmeira – Escola Maria Tereza Barreiros Barbosa (ex-primeira-dama de Alagoas ligada às causas filantrópicas);
10) Escola Luiz Pedro da Silva II – Escola Jornalista Gilvan Ferreira
11) Escola Luiz Pedro da Silva V – Escola Carmem Omena (pesquisadora e folclorista);
12) Escola Maria Cecília Pontes Carnaúba – Escola Professora Tereza Cristina Alves da Silva;
13) Ginásio Arivaldo Maia – Ginásio Jurandir Costa (radialista).