O tema do XV Simpósio Internacional Diálogos entre a Clínica e as Neurociências, organizado pela Associação Mineira de Psiquiatria, será o suicídio. Trata-se de um assunto de saúde pública, altamente negligenciado tanto nosso país quanto em boa parte do mundo. É um assunto ainda, infelizmente, rodeado de tabu, o que dificulta muito que a sociedade fale abertamente assim como dificulta a instalação de políticas públicas de prevenção e a pesquisa. Por isso em nosso país as taxas de mortalidade por suicídio são crescentes. Por isso também ainda temos tantas lacunas na compressão desse problema.
Como entender o recente fenômeno das auto-mutilações em jovens e adolescentes? Como entender o aumento dos suicídios nessa faixa etária? Esses serão assunto de curso e conferências em nosso simpósio.
Como entender o fenômeno do contágio ao suicídio, que muitas vezes dificulta a adequada comunicação pelas mídias? Como a mídia deve abordar esse tema tão importante socialmente?
Por que determinados grupos têm maior risco de suicídio do que outros? Os médicos e os estudantes de medicina podem ter taxas de suicídio duas a três vezes maiores do que a população geral?
Como funcionam as novas e as antigas drogas na prevenção do suicídio, e as psicoterapias? Como agir diante de um paciente em risco iminente de suicídio?
Essas e muitas outras questões serão abordadas em nosso Simpósio, que será um momento rico em troca de experiências, aprendizado e calor humano.
Esperamos por vocês em Belo Horizonte, na Associação Médica de Minas Gerais, entre dias 14 e 16 de junho de 2018.
O evento é pago e as inscrições (e valores) podem ser vistos no site: http://psiquiatria2018.com.br/inscricoes/