Foi protocolado na Assembleia Legislativa (ALE), um Projeto de Lei, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (MDB), que visa reduzir à exposição de bancários de agências públicas e privadas e seus familiares a riscos de assaltos e sequestros.

 

A matéria proíbe que as instituições bancárias deleguem aos funcionários a responsabilidade de guardar - fora do horário de expediente, inclusive nos finais de semana - as chaves dos cofres e das agências onde trabalham.

 

Pelo PL, os bancários também ficam proibidos de realizar transporte de numerários, devendo o serviço ser realizado apenas por carros-fortes.

 

Na justificativa, o parlamentar destaca que há algumas décadas os bancários vêm sendo obrigados a serem os fiéis guardadores das chaves, além de transportarem dinheiro sem segurança. Medeiros frisou que tais tarefas colocam em risco a integridade desses funcionários e de seus familiares, sujeitando-os a sequestros e assaltos.

 

O parlamentar sugeriu ainda a contratação de empresas especializadas em segurança para abertura e fechamento das agências.