Conversei ontem, 28, com o deputado estadual Gilvan Barros Filho (PSDB) no evento do Plano Nacional de Turismo (PNT) ocorrido em Maceió.
O parlamentar - sempre com sua atenção inigualável - confirmou que vai em busca de sua reeleição na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
Na oportunidade, indaguei ao deputado - já que circulou nos bastidores da política e na imprensa - sobre a possibilidade de seu e ex-deputado estadual, Gilvan Barros, ser candidato a deputado federal nas eleições deste ano.
Em resposta, Gilvan Filho disse ao Blog que o grupo político e seu pai "estão analisando" o fato dele - o ex-deputado - concorrer ao pleito eleitoral vindouro. O deputado explicou também que há uma manifestação dos aliados para que Gilvan Barros busque uma vaga na Câmara dos Deputados.
"Estamos analisando essa vontade que surgiu dos eleitores para meu pai ser candidato a deputado federal. Os amigos, os aliados e o nosso grupo político estão trabalhando para vê a possibilidade dele concorrer no pleito deste ano. Por enquanto, continuamos conversando com nossas bases eleitorais pelo Estado e estudando - minuciosamente - a candidatura do ex-deputado Gilvan Barros a federal. Por hora, é aguardar o quadro político em Alagoas e, em seguida, tentar atender ao chamado dos amigos", respondeu.
Ainda no bate-papo questionei se os dois (pai e filho) permaneceriam nos quadros de filiados do PSDB, subsequente a debandada de alguns tucanos do partido com o "Não" de Rui em 2018, e se haveriam chances deles disputarem a eleição pelo 'tucanato'.
Gilvan, aliás, reiterou que também estuda - aproveitando a "janela partidária" - "deixar" o PSDB, ingressar numa nova sigla para garantir seu retorno à Casa de Tavares Bastos e dar sustentação política para o pai ir ao embate eleitoral pelas nove vagas de deputado federal.
"Com o quadro político que se complicou pode ser que deixemos o PSDB para disputar a eleição por uma outra sigla. Ainda não é certa nossa saída [dele e do pai] dos quadros de filiação do partido, mas, há convites para ingressarmos em outros. Por enquanto, estamos no PSDB e analisando os convites recebidos que facilitará a disputa de outubro", concluiu o deputado.
Os Barros mantêm-se fortes no agreste alagoano por ser a região que a família garante os votos para eleger Gilvan Barros Filho e Gilvan Barros (Pai) e, segundo relatos de pessoas próximas, 'a política agrestina é favorável a eles na eleição deste ano'.
Além da Prefeitura de Girau do Ponciano com David Barros (PTB), a família tem Jarbinhas Barros (PRP) - na Câmara de Vereadores de Girau - e Gilvânia Barros (PMDB) no legislativo de Arapiraca. Por fim, em 2014, Gilvan Barros Filho foi eleito para o seu primeiro mandato na ALE - em substituição ao pai - sendo o 11º com mais de 34 mil votos (2,40% válidos).
2018, portanto, é uma outra (nova) história!
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com