O I Congresso Internacional de Culturas Negras "O Quilombismo de Abdias Nascimento e a Serra da Barriga, como expressão política de liberdade nas Américas” acontece dia 20 de março das 8 as 18h, na Sala Ponta Verde, Centro de Convenções.

O espaço será destinado ao intercâmbio de idéias reafirmando como as concepções de gênero são construídas articuladas às de raça.

As palestrantes lançam o olhar para o quilombo sob uma perspectiva feminista, avaliando todas as suas complexidades e diferenças.

O tema norteador será sobre O Quilombo como organização, luta e resistência das mulheres. Das muitas e diversas mulheres.

Duas mulheres de universos diferenciados estarão a frente da discussão, a feminista Carla Perdigão , enfermeira de profissão, Doula e Blogueira do CadaMinuto e  Sergiana Vieira dos Santos- Mulher sertaneja. Mestra em Antropologia Social, do municiopio de Delmiro Gouveia, em Alagoas.

O I Congresso Internacional de Culturas Negras "O Quilombismo de Abdias Nascimento e a Serra da Barriga, como expressão política de liberdade nas Américas" faz parte dos 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações.

Idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, SEBRAE, Livrarias Paulinas, os 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações tem um cronograma de ações:

19/03- Reuniões internas

20/03- O I Congresso Internacional de Culturas Negras,,das 8 as 18h, na Sala Ponta Verde, Centro de Convenções,

21/03- Aposição da placa no Espaço Abdias Nascimento 10h,na Serra da Barriga, em União dos Palmares e recepção da Prefeitura de União dos Palmares.

22/03- Ayê -Diálogo Preto: Entre os Saberes e os Fazeres na implementação das Políticas  para a igualdade racial, 10h-  Ministério Público Estadual.

23/03- Reuniões internas

Os 5 Dias de Ativismo Contra o Racismo e Outras Formas de Discriminações representa, sobretudo, a criação  espaço de  infinitas oportunidades de multiplicação de informações e ações sobre o racismo, feminicidio de pret@s, genocídio e outras formas de discriminação , além da interlocução entre diversos atores.

Mais informações: 98827-3656