Eleito pelo voto popular, Instituto Raízes de Áfricas representa a discussão racial, na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que acontece de 27 de fevereiro a 02 de março, em Brasília.
1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde tem como objetivo a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, a manutenção de direitos conquistados e a defesa de um SUS público e de qualidade para todos.
Surgiu a partir dos resultados da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2015, e em decorrência de diversos debates ocorridos no Conselho Nacional de Saúde (CNS) em torno de variadas agendas, tem como principal objetivo “Propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde”.
O tema central da conferência, que orientará as discussões será “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a preceitos básicos: construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
A participação do Instituto Raízes de Áfricas se dá como forma de discutir e avançar na construção de políticas públicas que atendam as demandas da população negra,na saúde.