O deputado federal JHC (PSB), que presidiu parte da sessão desta madrugada na Câmara, onde foi aprovado o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, protocolou um requerimento para criação da Comissão Externa Temporária para acompanhar e fiscalizar in loco a intervenção federal.
Por meio de sua assessoria de Comunicação, o parlamentar destacou que a medida, excepcional, só foi utilizada porque o Estado não possuía mais condições de resolver a crise.
“Votei a favor diante da urgência de apresentar soluções aos cariocas, mas fiz questão de propor essa comissão porque é preciso haver uma fiscalização intensa e responsável sobre o andamento dessa medida”, afirmou.
Ao falar sobre os índices de violência em Alagoas, o deputado disse que aqui também há um esgotamento dos recursos de segurança pública: “Ao cabo da intervenção, os resultados devem ser analisados para estudar a possibilidade de replicar esse modelo em outras regiões do país”, concluiu JHC.
Independente dos resultados obtidos no Rio, justamente pelo fato de ser uma medida excepcional – como disse o próprio deputado – uma intervenção federal não deve ser tratada como rotineira, natural ou produto de importação.