Depois de se reunirem com o deputado federal JHC (PSB), representantes do Sindicombustíveis de Alagoas ficaram de encaminhar ao parlamentar uma lista com sugestões para que o Congresso Nacional contribua com a redução do custo final do combustível para os consumidores.
Durante o encontro, que aconteceu nesta segunda-feira, 20, em Maceió, os representantes discorreram sobre várias questões do setor, entre elas as tributações federal, estadual e municipal e o pagamento de taxas destinadas a órgãos como ANP e Ibama.
A reunião aconteceu dias depois de JHC ter requerido à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados a abertura de inquérito administrativo junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para investigar o reajuste abusivo no preço do combustível em Maceió.
O deputado disse ao Blog que o grupo esclareceu pontos sobre a cadeia do combustível, a nova política de preço da refinaria – variável conforme o dólar e o valor do barril de petróleo -, e os custos operacionais em Alagoas.
Tais custos seriam percentualmente maiores que em outros estados em relação à receita, por conta do grande número de postos existentes.
Enquanto as sugestões/soluções não vêm, independente de quem tem razão, o consumidor segue pagando o (salgadíssimo) preço da conta.