Aos gritos de “cadê o dinheiro?” Membros da Associação dos Cadeirantes de Maceió (Acmal) realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira, 05, na Avenida da Paz, em frente a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), para cobrar o dinheiro que seria destinado a um cadeirante, mas foi supostamente desviado por um funcionário da secretaria. Documentos jurídicos comprovam o depósito e o saque do valor.

De acordo com o presidente da Acmal, André Dionísio, uma quantia de R$ 5.750,00 que seria destinada ao cadeirante José Beneval dos Santos para a compra do aparelho (de R$ 3.800,00) foi retirada por uma pessoa identificada como Thiago Rafael Pedro da Silva. “Em junho de 2013, foi dada entrada a uma cadeira de rodas pela Defensoria Pública, o juiz deu o direito a cadeira de rodas e o valor caiu na conta apenas no ano passado, porém um funcionário da Sesau foi sacar a quantia e não foi nos repassado”, disse o presidente.

Segundo Beneval dos Santos, que também é membro da Associação, a cadeira que ele usa atualmente apresenta problemas como pneu careca, roda quebrada e com falta de raias. “Olha a situação que está minha cadeira. É um absurdo o que está acontecendo”, explanou.

 

Cadeira apresenta problemas para locomoção (Foto: Bruno Levy/CadaMinuto)

 

O fisioterapeuta Ernestino Veiga, que é funcionário da Sesau e responsável pela assistência aos cadeirantes, disse que o conhecimento deste problema só veio ocorrer depois que Beneval reclamou, mas deixou claro que a secretaria vai investigar o ocorrido. “A partir deste momento nós abrimos uma linha de contato com a assessoria jurídica para saber onde estava esse recurso que foi depositado, mas não foi destinado ao Beneval , conforme processo judicial”.

Ainda segundo Ernestino, a Sesau se comprometeu a disponibilizar a cadeira de rodas a Beneval o mais breve possível. O trânsito na avenida está bastante lento com apenas uma pista liberada para os veículos transitarem.

 

Cadeirantes fecharam parte de avenida para protestar (Foto: Bruno Levy/CadaMinuto)

 

*Estagiário