Reunir a família e os amigos para saborear um churrasco com variedade de carnes suculentas é sinônimo de um fim de semana perfeito. Para organizar um evento bem-sucedido é fundamental se organizar para não faltar comida ou cometer desperdícios.

O churrasco é muito além de um prato típico ou um almoço. É acima de tudo uma festa, uma confraternização entre amigos e familiares. Os barbecues – termo em inglês para churrasco – são feitos de diferentes maneiras. Cada país, região ou cidade possui suas preferências por determinado tipos de cortes. Seja na Argentina ou no Brasil todo bom churrasco começa bem antes do horário marcado.

O início é no açougue. É neste momento que surge uma dúvida bem comum inclusive para aqueles mais experientes na arte do churrasco: o que comprar? E qual quantidade é suficiente para alimentar meus convidados? Um erro aqui compromete todo o evento. E é pensando nesse momento crucial de qualquer churrasco é que existem sites com calculadora de churrasco para ajudar e facilitar esse momento.

A primeira questão a ser analisada para fazer o cálculo correto da quantidade de comida para o seu churrasco é a quantidade de pessoas que estarão presentes. Outro ponto importante a se observar é quantas dessas pessoas são homens, mulheres e também a quantidade de crianças, já que o consumo varia de acordo com cada grupo e a calculadora de churrasco permite que você faça o cálculo de consumo de acordo com o número de convidados separados em grupos de homens, mulheres e crianças.

Mais importante ainda que considerar o número de pessoas que serão servidas, é considerar que o churrasco é uma refeição longa, que pode chegar a durar seis horas ou mais e isso muda muito as coisas, porque os convidados matam a fome e, umas horas depois, podem querer recomeçar.

Na calculadora de churrasco, o cálculo é feito basicamente através da quantidade de homens, mulheres e crianças que você deseja convidar. Você precisará informar também, quais os tipos de carne de sua preferência e no final terá uma lista de compras pronta para ser utilizada.

Entretanto, é preciso atentar para o fato de que não é só de carne que se faz um churrasco. Os acompanhamentos, como pão de alho, queijo coalho, farofa, linguiça e a famosa salada de maionese já são considerados componentes mais que fundamentais para um churrasco de sucesso e inserir esses itens nos cálculos fará toda a diferença.

O cálculo geral de comida, incluindo carnes, acompanhamentos e guarnições, fica entre 150 e 450 gramas por pessoa de acordo com o perfil dos convidados. Quanto mais acompanhamentos o churrasco tiver, menor a quantidade de carne por pessoa. Além disso, o clima (se estiver frio o consumo é um pouco maior) e o horário do churrasco (durante o dia o consumo tende a ser maior do que a noite).

Normalmente a distribuição se dá da seguinte forma:

Carnes

As carnes obviamente são as protagonistas do evento e merecem atenção especial. A sugestão aqui é escolher pelo menos quatro variedades de carne. Alguns exemplos seriam linguiça, costelinha de porco, asinha de frango, maminha, alcatra ou picanha.

Nessa conta, a quantidade de carne que você deve comprar varia assim:

Homens - 450 g

Mulheres - 300 g

Crianças - 150 g

Saladas, guarnições e outros acompanhamentos

Se você vai incluir guarnições ou saladas no cardápio, lembre-se de que você pode diminuir a proporção de carne. A recomendação é reduzir a quantidade de carne em até 50%, dependendo do tipo de acompanhamento. Também considere o perfil

dos seus convidados, verificando se eles comem apenas carne ou se consomem outros pratos.

Mas que tipos de carne eu devo comprar?

Além da picanha, outros cortes bovinos são ideais para o preparo em churrasqueira, como a maminha, fraldinha, contrafilé e alcatra. Esses são cortes bastante macios e suculentos e com certeza agradará muito os seus convidados. Asinhas de frango são sempre bem-vindas nos churrascos, e fazem sucesso principalmente entre as crianças por conta de seu sabor delicado e crocância. Por isso, considere temperos mais leves e até agridoces para essa carne.

A bisteca, ou chuleta, é um corte retirado do contra filé, já mencionado acima. Por conta da capa de gordura, essa é uma opção de carne que se mantém muito macia e suculenta mesmo depois de assada. A costela (seja bovina ou suína) também é ótima para churrascos. A carne tem uma grande camada de gordura, que a deixa ainda mais gostosa, além de muitas fibras que exigem cuidado e tempo na hora do preparo.