O papel do Ministério Público Estadual é de atuar como defensor do direito ao exercício pleno da cidadania, ou seja, seguindo esse principio cabe a instituição criar pontes de escuta e diálogo com a sociedade civil.
Pensar a cultura dos direitos humanos, Excelência é incorporar as ações, sem colocar parênteses entre os diferentes, tornando-os dessemelhantes e desiguais, na hora da construção.
Como foi pensada a construção da I Conferência Estadual em Defesa da Cultura dos Direitos Humanos, ocorrida dia 20, no Teatro Gustavo Leite/Centro de Convenções, Excelência?
A palavra construção rima com coletividade, na lógica de concepção de sujeito constituído no público, nas multiplicidades de culturas, nos diversos campos sociais, das experiências vivenciadas.
Como o movimento social vai se inserir em uma Conferência/ Fórum que se constrói exclusivamente no âmbito privado do MP/AL e das hostes do governo?
Às vezes para construir possibilidades é preciso desconstruir conceitos engessados.
O Ministério Público do estado de Alagoas carece redimensionar os conceitos sobre os movimentos sociais e percebê-los protagonistas, não meros espectadores.
Como é que o MP/AL, cria um Fórum para discutir os direitos humanos e a diversidade dos movimentos sociais, das muitas gentes que tem muito a contribuir na construção de espaços não são convidad@s, Excelência?