A suspeita de que alguns cães e gatos estão sendo envenenados em Pão de Açúcar levou um grupo de moradores a denunciar o caso às autoridades.
Segundo um dos moradores da cidade, a possível vítima mais recente é a labradora Brida, que tinha cinco anos. A cadela que chegou filhote a casa dos donos morreu neste final de semana, nas mesmas circunstâncias que outros dois cães e vários gatos nos últimos meses.
Ainda conforme o relato, os animais apresentaram sintomas parecidos e típicos de envenenamento antes de morrerem, como inchaço na barriga, vômitos e espumaram pela boca.
Brida era alegre, dócil e gostava especialmente quando era levada para correr na beira do Rio São Francisco, o santo protetor dos animais.
Por aqui, qualquer cidadão pode representá-lo, protegendo os bichinhos e denunciando casos de maus tratos, crime previsto em lei, sujeito a pena de prisão e multa.
Somente em 2016, a Comissão de Bem Estar Animal da OAB Alagoas recebeu cerca de 100 denúncias de maus tratos, sendo um dos locais no Estado onde os casos podem ser denunciados, por e-mail: cmabea@oab-al.org.br ou pelo telefone (82) 3023-7200.
Que o exemplo do santo seja maior que o veneno de alguns homens.