Com uma programação diversificada a 8ª edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta acontece dia 30 de setembro, das 10 às 18 horas, na Sala Jatiúca, no Centro de Convenções Ruth Cardoso e tem como um dos palestrantes, o escritor e  embaixador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Martinho da Vila.

Na ocasião Martinho fará lançamento do  livro,  Conversas Cariocas (Editora Malê).

O tema dessa vez é  Conversa sobre Territórios, Desterritorialização e a  Reterritorialização, sob a ótica racial e de gênero, e o  Ciclo  tem como um dos objetivos aprofundar o diálogo social que contemple e problematize temas relacionados à questão estrutural do racismo.

A realização do  Ciclo Nacional de Conversas Negras do 8º Ciclo, que é parte integrante da programação da 8ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas,conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria da Ressocialização e Inserção Social, Fazenda , SEDETUR, UNCISAL  e EDUFAL.

Sobre o Ciclo

O Ciclo Nacional de Conversas Negras:”Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta”  idealização do Instituto Raízes de Africas, vem pontuando, ao longo dos últimos oito anos, a discussão de abordagens e os aspectos críticos fundamentais das temáticas, envolvendo a questão das africanidades em terras brasileiras, como também a gestão política das relações sócio étnica.

A primeira e segunda edições do Agosto Negro aconteceram em Maceió,AL , a terceira edição teve Uberlândia- Minas Gerais como palco de realização, o quarto Ciclo aconteceu em Belém do Pará e o quinto em 2014, no Rio de Janeiro.

A sexta edição Ciclo Nacional de Conversas Negras:”Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta”  foi acolhido por Brasília, no Senado Federal. A 7ª edição ocorreu na PUC de Goiânia, Goiás e em sua  8ª edição, o Ciclo reestréia em seu lugar de origem, na programação da 8ª Bienal Internacional do Livro.

As inscrições serão limitadas.Para inscrever-se basta enviar um e-mail com nome, instituição,celular para raizesdeafricas@gmail.com.

Mais informações:  (82) 98827-3656/3231-4201

Entrada franca