Com uma programação diversificada a 8ª edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta acontece dia 30 de setembro, das 10 às 18 horas, na Sala Jatiúca, no Centro de Convenções Ruth Cardoso e tem como um dos palestrantes, o escritor e embaixador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Martinho da Vila.
Na ocasião Martinho fará lançamento do livro, Conversas Cariocas (Editora Malê).
O tema dessa vez é Conversa sobre Territórios, Desterritorialização e a Reterritorialização, sob a ótica racial e de gênero, e o Ciclo tem como um dos objetivos aprofundar o diálogo social que contemple e problematize temas relacionados à questão estrutural do racismo.
A realização do Ciclo Nacional de Conversas Negras do 8º Ciclo, que é parte integrante da programação da 8ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas,conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria da Ressocialização e Inserção Social, Fazenda , SEDETUR, UNCISAL e EDUFAL.
Sobre o Ciclo
O Ciclo Nacional de Conversas Negras:”Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta” idealização do Instituto Raízes de Africas, vem pontuando, ao longo dos últimos oito anos, a discussão de abordagens e os aspectos críticos fundamentais das temáticas, envolvendo a questão das africanidades em terras brasileiras, como também a gestão política das relações sócio étnica.
A primeira e segunda edições do Agosto Negro aconteceram em Maceió,AL , a terceira edição teve Uberlândia- Minas Gerais como palco de realização, o quarto Ciclo aconteceu em Belém do Pará e o quinto em 2014, no Rio de Janeiro.
A sexta edição Ciclo Nacional de Conversas Negras:”Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta” foi acolhido por Brasília, no Senado Federal. A 7ª edição ocorreu na PUC de Goiânia, Goiás e em sua 8ª edição, o Ciclo reestréia em seu lugar de origem, na programação da 8ª Bienal Internacional do Livro.
As inscrições serão limitadas.Para inscrever-se basta enviar um e-mail com nome, instituição,celular para raizesdeafricas@gmail.com.
Mais informações: (82) 98827-3656/3231-4201
Entrada franca