O vereador por Murici, Anízio Amorim, o Anizão (PMDB/AL) reagiu com indignação à notícia de que o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, pretende apresentar ao Congresso Nacional projeto propondo o fim do pagamento de salários para vereadores de municípios com menos de 50 mil habitantes.
Segundo Anizão, a proposta atingiria 88% dos municípios brasileiros. Ou seja: 4.932 das 5.570 cidades passariam a ter somente vereadores voluntários.
Em texto encaminhado ao Blog, o vereador disse que Afif - a quem classificou ironicamente de “homem de coragem” - quer “surfar a onda da baixa aprovação da política na opinião pública”.
O vereador lançou o desafio para que o ex-deputado federal e ex-candidato à Presidência da República sugerisse o voluntariado também para prefeitos e secretários municipais destas mesmas cidades e para o Judiciário, “que navega em águas tranquilas, com altos salários e sem ser incomodado no seu orçamento”: “Seria inovador ver os juízes voluntários nos municípios, todos agradecendo ao Afif”.
Anizão questionou também as razões pelas quais o “oportunista” e “demagogo” Afif não teve tal ideia quando viajava pelo Estado ou País em busca de votos, “apertando as mãos destes que agora são eleitos como os responsáveis pelo desperdício de dinheiro público”.
“Não era oportuno, à época”, respondeu o próprio vereador, lembrando ainda que, “o poupador de recursos públicos” foi condenado, em São Paulo, quando era o vice de Reynaldo de Barros, candidato ao governo do Estado, a ressarcir os cofres públicos.