O numero de turistas internacionais que desembarcaram em Alagoas, no ano de 2017, teve um aumento de 358% em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), isso foi resultado de diversas ações de incentivo do turismo ao estado.
De acordo com os dados divulgados pela Sedetur, o número crescente de passageiros internacionais chegando ao Aeroporto Zumbi dos Palmares se manteve com crescimento de 209,45% de janeiro a julho. Para os números de passageiros absolutos, entre nacionais e internacionais, o resultado foi de 0,2%, durante este mesmo período, a mais de turistas do que em 2016.
De acordo com a Secretaria, este crescimento por ser explicado devido as incentivo do Governo, como a ação de redução dos impostos sobre o Querosene de Aviação (QAV) de 17% para 12%. A expectativa ainda é que este crescimento no fluxo de passageiros se mantenha para os próximos meses, já que o Estado conta atualmente com vôos diretos entre Maceió e Buenos Aires, na Argentina. Além disso, o Governo do Estado realiza periodicamente ações de promoção de Alagoas junto aos guias turísticos da América Latina e de outros estados do Brasil.
O secretario da Sedetur, Helder Lima, ainda falou sobre como a redução desses impostos trouxeram resultados “O custo com o querosene da aviação representa 35% do valor gasto pelas companhias com os voos, o que faz com que as companhias despertem ainda mais interesse por Alagoas, .Além disso, a capacitação dos agentes de viagem de toda America Latina ajuda na divulgação do estado”, disse.