A convite da liderança Cícera Bispo, Secretaria do Meio Ambiente do município de Santa Luzia do Norte, o Instituto Raízes de Áfricas participou de reunião com representantes de segmentos do município, ocorrida dia 26 de julho.

A reunião, que aconteceu no no gabinete do prefeito é parte da ação do Projeto Conversa de Bastidores, idealizada pelo Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio da Secretaria de Estado Ressocialização e Incusão Social e SECOM, cuja proposta é afirmar o 25 de julho, como dia Nacional da Mulher Negra e de Teresa de Benguela

 

Diversos assuntos constaram na pauta da reunião, dentre eles, os efeitos nocivos da modernização na preservação das  raízes pretas históricas de Santa Luzia, focando  a recriação do Porto dos Escravos e a criação do Memorial do Quilombo e o pertencimento da comunidade local.

Os quilombolas de Santa Luzia, aos poucos, vão perdendo a ligação com a ancestralidade. Precisamos fazer algo urgente. O Quilombo está morto- afirmou Cícera

O vereador João Maia  reforçou a importância de preservação das valores do quilombo, afirmando que: “Temos compromisso e responsabilidade e temos de alinhar a revitalização do Porto dos Escravos e a preservação do Quilombo como prioridades de políticas públicas.”

Um povo cresce  a partir da valorização da sua história- afirmou o historiador e chefe de gabinete, Eronildo Paz.

Sr. Paulo Ferreira falou que revitalizar os espaços do Quilombo é um dos desafios do poder público.

 

Participaram da reunião o vereador João Maia, Eronildo Paz, chefe de gabinete, Cícera Bispo, Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Ferreira e  Claudia Bernardes, representação do movimento social, o  vice prefeito, Jose Ailton, na coordenação do Instituto Raízes de Áfricas, Arisia Barros, Mirian Soares, representante feminista da juventude negra, em Alagoas, José Augusto, Instituto Raízes de Áfricas e Madlene Delfino.

No final da reunião ficou definido a Audiência Pública, com proposição de criação  de um projeto de estudo , visando a preservação  da historicidade de pret@s de Santa Luzia do Norte.

O municipio está localizada na mesorregião do Leste de alagoano, situada a margem direita da laguna Mundaú,  distante a 27 km de Maceió, em Alagoas e  a terra de mestre José Zumba.

 

 

Quem foi José Zumba.

 

José Zumba era um artista plástico brilhante, descendente de africanos, nasceu em Santa Luzia do Norte,  no dia 30 maio de 1920.

A maioria de suas pinturas retrata as figuras de negros velhos, escravizados, cenas de trabalho, belas negras, dentre outras gravuras. Foi agraciado com o diploma de Cidadão de Maceió, do Ordem de Mérito dos Palmares, diploma da Escola de Belas Artes, Comenda Desembargador Mário de Gusmão.

No final da reunião ficou definido Audiência Pública para  discussão de um projeto de estudo , visando a preservação da história da historicidade de pret@s de Santa Luzia do Norte, que está localizada na mesorregião do Leste de alagoano, situada a margem direita da laguna Mundaú, , distante a 27 km de Maceió, em Alagoas e  a terra de mestre José Zumba.

 

Quem foi José Zumba.

 

José Zumba era um artista plástico brilhante, descendente de africanos, nasceu em Santa Luzia do Norte,  no dia 30 maio de 1920.

A maioria de suas pinturas retrata as figuras de negros velhos, escravizados, cenas de trabalho, belas negras, dentre outras gravuras. Foi agraciado com o diploma de Cidadão de Maceió, do Ordem de Mérito dos Palmares, diploma da Escola de Belas Artes, Comenda Desembargador Mário de Gusmão.