O Conversa nos Bastidores surge como uma das demandas propostas pelas presas, durante a 1ª Conferência Livre da Saúde das Mulheres Encarceradas e a Conferência Livre de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, ação inédita do gênero no país, ocorrida dia 21 de junho, no Presídio Santa Luzia, em Maceió,AL.
A proposta do Conversas é afirmar o 25 de julho, como dia Nacional da Mulher Negra e de Teresa de Benguela , reafirmando espaços de direitos para mulheres privadas de liberdade, seja nas prisões, nas ruas, quilombos.
A programação do encontro, além de proporcionar momentos de lazer e prazer, através de dinâmicas e rodas de conversas abordará temas, como a construção da autoimagem, através do “espelho interno” , como também a percepção da autoestima.
Dados apontam que 89% das mulheres em situação de privação de liberdade, em Alagoas são pardas ou pretas.
O Conversa nos Bastidores terá ações no período de dia 25 a 27 de julho.
Sobre o 25 de julho
O Dia Nacional da Mulher Negra foi instituída pela Lei nº 12.987/2014, inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, criado, em julho de 1992, como um marco internacional da luta e resistência da mulher negra no mundo. Essa data também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no atual Estado de Mato Grosso durante o século XVIII.
Mais informações: 98827-3656/3231-4201