Sob o tema Desafios para a Integralidade com Equidade a 1ª Conferência Estadual aconteceu nos dias 5 e 6 de julho, das 8h às 17h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e objetivou propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Durante a 1ª Conferência Estadual da Saúde das Mulheres, em Alagoas, o Instituto Raízes de Áfricas, uma das representações negra, em Alagoas foi escolhido pelo voto popular, 1º lugar na categoria movimentos sociais, com 50% dos votos, para fazer parte da delegação alagoana que participará da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, em Brasília.
Os eleit@s terão direitos plenos à voz, sugerir e propor políticas públicas, para saúde das mulheres no processo da 2ª CMSMu , como também, votar as questões propostas por outr@s delegad@s.
Mulheres privadas de liberdade, indígenas, LGBT, mulheres da rua, práticas terapêuticas foram outros segmentos escolhidos Alagoas, na Conferencia. Os movimento sociais tiveram 8 vagas de representação.
A 2ª CMSMu será um privilegiado espaço político de debate de idéias e formulação de políticas que garantam atenção integral a saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito ou discriminação.
A 2ª Conferência tem previsão para acontecer em 17 de agosto, em Brasília, e com um público estimado entre 1.500 e 1.800 pessoas .