Moradores e comerciantes do litoral sul estão sofrendo com os constantes "apagões" nos municípios da região. 

As quedas de energia - simultaneamente - têm se tornado um problema diário para quem mora na Barra de São Miguel, Feliz Deserto, Coruripe e Jequiá da Praia. 

Foram nessas cidades citadas que o Blog recebeu as maiores reclamações contra a morosidade da Eletrobras Distribuição Alagoas em resolver os problemas das quedas de energia.

Considerada umas das regiões mais bonitas do Brasil, a população do litoral sul convive com um dilema que virou rotina - principalmente - nos finais de semana e com esse período chuvoso. 

Só no último final de semana, em Coruripe, por exemplo, foram nove (9) quedas de energia no período de sexta-feira (16) até o domingo (18). Ontem, 19, por exemplo, ocorreu mais um "apagão" que deixou os moradores de vários bairros e povoados sem energia até a manhã desta terça-feira, 20. 

Outro fator agravante é que nas residências os aparelhos eletroeletrônicos e os eletrodomésticos estão sendo 'queimados'. Há ainda casos em que a queda de energia mantém a rede em uma fase, ou seja, mesmo assim, os equipamentos e luzes têm maior facilidade de danificar. 

Os comerciantes já são os maiores prejudicados quando boa parte - donos de bares, restaurantes, mercadinhos e frigoríficos - depende de eletricidade 24 horas para conservar mercadorias em geladeiras e freezers. 

O setor hoteleiro também amarga prejuízos com a demora no restabelecimento da energia. Segundo alguns empresários, a falta de luz também afasta os hóspedes que procuram hotéis e pousadas para o lazer.   

"Estamos no período junino e, apesar desse tempo chuvoso, a procura para hospedagem acontece normalmente. Coruripe terá três dias de festa, na próxima semana, e o problema da falta de energia se arrasta há dias sem providências. Como podemos receber bem o visitante estando na incerteza se ele poderá dormir tranquilo sem que haja um apagão à noite. É preciso que a Eletrobras resolva o problema. Não podemos viver com prejuízos e a empresa responsável [Eletrobras] sem dar uma resposta ou solução", comentou um comerciante que prefere não se identificar. 

Jequiá da Praia

Por outro lado, em Jequiá da Praia, o problema na queda de energia é antigo. O prejudicial para população é que quando a cidade fica sem energia até o sistema de abastecimento de água e o de telefonia não funcionam direito.

Em conversa com o blog, a prefeita Jeannyne Beltrão (PRB) relatou que ao obter diversas reclamações dos moradores  jequiaenses esteve na sede da Eletrobrás-Alagoas, em Maceió, buscando uma solução. De acordo com a prefeita, ela mesma foi pessoalmente reivindicar providências devido às constantes oscilações e quedas de energia em seu município. 

"Estive na Eletrobras, pessoalmente, reivindicando providências devido às constantes oscilações e falta de energia. Jequiá da Praia já vem sofrendo com isso há muito tempo. Além do centro da cidade, nos povoados a situação ainda piora. Temos postos de saúde e escolas em toda região. Os equipamentos estão sendo queimados e os alunos prejudicados pela falta energia. Isso tudo é dinheiro público sendo jogado fora. Dinheiro dos cidadãos que - além de pagar impostos - sofre com quedas de energias, ocasionando também grandes prejuízos para os comerciantes local. Providências têm que ser tomadas rapidamente e não queremos desculpas da Eletrobras", respondeu Jeannyne Beltrão. 

Feliz Deserto o problema não difere dos municípios vizinhos. Por lá, moradores e comerciantes também estão sendo prejudicados pelos constantes "apagões" diários. 

Barra de São Miguel 

O prefeito da Barra de São Miguel, Zezeco (PMDB), usou suas redes sociais para cobrar mais ação da Eletrobras na  instalação da nova subestação e acabar com o problema na cidade. 

Zezeco também pediu atenção para o município ao destacar 1.200 leitos a serem ocupados por turísticas nas férias. Segundo o gestor, desde 2013 que medidas necessárias solicitadas foram atendidas por parte da Prefeitura e ainda aguarda uma resposta da empresa. 

"O fornecimento de energia contínuo é de extrema importância para uma cidade turística.  São mais de 1.200 leitos ocupados por pessoas que vêm ao nosso paraíso passar férias. Comerciantes e pescadores acumulam prejuízos com mercadorias estragadas. A distribuição de água fica comprometida. Moradores e empresários já estão cansados desse problema! Todas as medidas necessárias solicitadas para a instalação da nova subestação foram atendidas pela prefeitura desde 2013, agora precisamos de ação!", escreveu Zezeco. 

Em resposta, a Eletrobras- Alagoas disse que estava atuando na Barra de São Miguel para identificar as causas das interrupções e evitar novas ocorrências. 

"Prefeito, a Eletrobras já está atuando na Barra de São Miguel para identificar as causas das interrupções e evitar novas ocorrências. Hoje mesmo estaremos com equipes de manutenção para inspecionar a rede e executar os serviços necessários. Entraremos em contato para outros esclarecimentos", escreveu a assessoria. 

Resposta da Eletrobras 

Em contato com a assessoria da Eletrobras, o blog foi informado que a equipe técnica está fazendo um levantamento sobre o que foi citado na matéria e, assim que concluir a análise, estará enviando uma resposta ao blog. 

Atualizado às 19h:30min - Por meio de nota, a assessoria da Eletrobras informou que registrou ocorrências nos municípios de Coruripe, Jequiá da Praia e adjacências, provocadas pela ação de ventanias e chuvas fortes que atingem a região, além do efeito da maresia.

Disse ainda que foram registrados diversos casos de árvores caídas na rede e que ocasionaram interrupção do fornecimento de energia elétrica. A Eletrobras encerrou o texto comunicando que está monitorando a situação na região e inspecionando a rede para realizar os reparos necessários e evitar novas ocorrências.

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com