Acontece amanhã dia 21 de junho, das 9 às 17 horas , a 1ª Conferência Livre de Saúde da Mulher Encarcerada e  a Conferência Livre de Promoção da Igualdade Racial, como ação conjunta.

A proposta da conferência, segundo  a organização , é dar a atenção especifica às necessidades de saúde  das mulheres encarceradas, fomentando  a discussão que servirá  de subsídio para elaboração de propostas que serão encaminhadas a etapa estadual da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres”.

 Desta forma, serão elaboradas propostas para o fortalecimento de programas e ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres, contemplando o quesito das mulheres em situação de prisão e a questão  racial.

Uma das mulheres  em situação de privação de liberdade será eleita representante, para atuar como “delegada”, com direito à voz e voto, na Conferência Estadual da Saúde das Mulheres, que acontece dias 05 e 06 de julho, em Maceió,AL.

"Considerado que a dupla opressão sofrida pela mulher negra ( gênero x raça) e a vulnerabilidade social surgida dessa duplicidade discriminatória  , a Conferência Livre realizada no Presídio Santa Luzia, em que quase 90% das mulheres encarceradas  são negras,  representa um palco  legitimo para a  discussão acurada sobre as questões", explicou a  coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas e organizadora da ação, Arísia Barros.

Mais informações: 98827-3656/3231-4201

 Programação 1ª Conferência Livre da Saúde das Mulheres Encarceradas e de Promoção da Igualdade Racial.

8h-  Plantio de árvores  pelas mulheres em situação de prisão, no Presídio Santa Luzia.

8h30- Recepção com ajeum de boas vindas

9h-  Apresentação Afro-poética: Mirian Soares- Militante da juventude negra, feminista e estudante do Curso de Serviço Social da UNIT

9h10-Abertura Oficial/Composição de mesa:

10h- Diálogo I:

O Desafio da Reintegração Social da Mulher em Situação de Prisão.

 Shirley Araújo -Gerente de Reintegração Social- SERIS/AL

10h30- Diálogo II :

 O Direito à Saúde da Mulher em Situação de Prisão”,

Silmara Mendes- Coordenadora do Curso de Serviço Social- Centro Universitário- UNIT

11h- Diálogo III:

 “Vamos falar sobre Saúde como bem-estar físico, mental e social?

 Christian Teixeira- Secretário de Estado da Saúde

11h30- Diálogo IV-

12h- Pausa para o almoço

14h- Roda de Conversa:A Cor de Prisão

      Bruna Lopes- Representante da Secretaria Especial de Promoção de Políticas para Igualdade                             Racial/Ministério de Direitos Humanos

       Retirada de propostas e escolha da delegada do Presídio Santa Luzia para a 1ª Conferência Estadual de            Saúde das Mulheres, que acontece nos dias 05 e 06 de julho.

 

15h30- Ajeum

 

17h- Encerramento