Quem faz o depoimento é cientista político, Alisson Ferreira, cientista político e integrante do Movimento Negro Unificado em Divinópolis, cidade do centro-oeste mineiro, quando de sua visita ao Espaço Ubuntu.
Alisson Ferreira, fala: “Foi um imenso prazer visitar o Espaço Ubuntu. Em minha passagem por esse lindo e revolucionário Estado de Alagoas fui embriagado pela história. Zumbi vive! Sim ele está na alma dos que amam e se dedicam à luta pela causa dos negros e negras desse país... Zumbi vive, na luta por dignidade de cada cidadão brasileiro abandonado à própria sorte por desgovernos e calhordices das elites.
Amei está aí, e voltarei para me banhar nas águas revolucionárias que brotam abundantes em ALAGOAS!!!
Parabéns pelo Espaço Ubuntu! Que ele seja uma ferramenta inquieta de formação e promoção do conhecimento libertador.”
O Espaço Ubuntu é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas com adesão, institucional da Secretaria de Estado da Cultura.e funciona na Biblioteca Pública Gracilaino Ramos que fica localizada na Praça Dom Pedro II, S/N - Centro, Maceió - AL, 57020-13- Fone: (82) 3315-7877.
Seu nome Ubuntu, termo africano, tem o significado: ‘Eu sou porque nós somos”, foi inaugurado no dia 16 de agosto, dia de Obaluaê.