A cidade de Montes Claros  conhecida como "Princesa do Norte", está localizada  na região Norte das Minas Gerais.

Hilário  Bispo é historiador e militante das causas raciais faz anos, e é ele quem coordena o Neafros Tambores, lá em Montes Claros.

Foi Hilário que oficializou via e-mail, nossa indicação para receber o Troféu Rainha Nzinga, no 25 de maio de 2018. Dia de África.

Quem indicou nosso nome para o  Hilário foi Maria Catarina Laborê, grande liderança preta de Divinópolis, centro oeste mineiro.

Ser indicada para receber o Troféu Nzinga por dois companheiros da militância, lá das Minas Gerais, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e reforça o nosso compromisso de continuar  no ativismo em nome da lutas para o fortalecimento da cidadania e o respeito à diversidade cultural dos territórios de pret@s.

Segundo ,Hilário Bispo, o idealizador: “O  Troféu Rainha Nzinga surgiu com objetivo de dar visibilidade ao protagonismo das mulheres negras, em especial a rainha NZINGA, mulher guerreira que enfrentou o poder colonial português.  O troféu rainha Nzinga é um prêmio que simboliza a luta das mulheres ao preconceito racial e o combate ao racismo, na perspectiva de gênero é raça."

O Neafros Tambores é um Núcleo de Estudos das Relações Étnicos Raciais da cidade de Montes Claros, que tem como objetivo a luta contra as desigualdades raciais e a defesa dos direitos sociais fazendo um recorte nas questões de gênero e raça.

Obrigada, companheir@s.

E que venha 2018!