Quando da agenda de lutas, de 19 a 22 de maio, na I Jornada dos Desafios Abolicionistas do Século XXI,  o Instituto Raízes de Áfricas fez visita de reconhecimento a sede do Raça MUNDI- Movimento Negro Unificado em   Divinópolis, cidade do centro-oeste mineiro  e lá  conhecemos o  Alisson Ferreira , cientista político e integrante do MUNDI.

E entre conversa e outras palavras, Alisson falou da viagem de lua-de-mel que fez a Maceió, reafirmando as belezas naturais da capital alagoana.

O cientista social lamentou não ter conhecido a Serra da Barriga, em União dos Palmares, mas, ressaltou a visita que fez ao Espaço  literário Ubuntu, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos,que agrega  obras de escritor@s pret@s  e que relatam a história e a cultura afro brasileira/alagoana.

-Estive no Espaço, observei as obras existentes e penso ser uma iniciativa legitima pelas lutas seculares que o estado de Alagoas carrega em sua história.

O Espaço  uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas contou com adesão, institucional,  da Secretaria de Estado da Cultura .

Seu nome  Ubuntu, termo africano, tem o significado: ‘Eu sou porque nós somos”, foi  inaugurado no dia 16 de agosto, dia de Obaluaê.

Sobre a I Jornada dos Desafios Abolicionistas do Século XXI,

Iniciativa da ativista mineira, Maria Catarina Laborê, em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas,  a série de ações da I Jornada mobilizou, aproximadamente, em torno de 700 pessoas, que participaram de rodas de conversas, palestras , encontro com o Movimento Unificado Negro de Divinópolis- Mundi, diálogo no parlamento municipal.

A ação teve apoio do SindUTE,Fóruns Regionais,Irmandade Nossa Senhora, MUNDI, em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Governo do Estado de Alagoas.

 A I Jornada dos Desafios  Abolicionistas do Século XXI terá prosseguimento, possivelmente no mês de julho/agosto,  em outras cidades mineiras, como forma de colaborar para o fortalecimento da cidadania e o respeito à diversidade cultural dos territórios de pret@s.


 

A Biblioteca Pública Gracilaino Ramos fica localizada na Praça Dom Pedro II, S/N - Centro, Maceió - AL, 57020-13- Fone: (82) 3315-7877