Nesta terça-feira (30), o presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel dos Campos, Maxwell Idalino, concedeu entrevista ao radialista Procópio Lima, do programa Notícias da Tarde da Rádio Caeté FM. Durante pouco mais de trinta minutos, o presidente e os vereadores, Breno Cavalcante, Bel Correia, Elson Vieira, Alfredo Moura, José Feitosa, Cícero Passarinho e Jalmir Santos, explanaram a preocupação de todo o Legislativo, com as fortes chuvas que caíram no município nos últimos dias.
"Desde a última quinta-feira (25), quando realizamos a sessão itinerante no bairro Humberto Alves, anunciamos que a Casa estaria à disposição da população atingida. De imediato, disponibilizamos transportes para auxiliar as famílias e fomos para as ruas prestar nosso apoio", destacou Maxwell. Para ele, o grande volume de água que caiu nos últimos dias, pegou a todos de surpresa. "Todas as cidades do mundo, quando submetidas a estas chuvas intensas, passam por transtornos. É a ação da natureza e ninguém pode afirmar estar preparado para isso. Agora, o que faz a diferença é justamente a forma como os Poderes, órgãos públicos e sociedade civil, se unem para enfrentar estas situações e as medidas adotadas quando tais eventos ocorrem”, afirmou.
O vice-presidente da Casa, José Feitosa, destacou que no último domingo (28), com a presença de vereadores, do prefeito Pedoca Jatobá, do Padre Edinaldo Santos, de secretários municipais, representantes da OAB, sociedade civil e imprensa, uma comissão oficializou a campanha ‘São Miguel Solidário’, que está arrecadando donativos para auxiliar a população afetada. “Os vereadores se solidarizam com a população, e defendemos que são necessários esforços conjuntos para a restauração da normalidade”, destacou.
O vereador Breno Cavalcante, que foi um dos miguelenses a sentir na pele o efeito da chuva ao ter sua casa inundada pela água, lembrou que, em 2010, os estragos registrados foram maiores, mas que sem dúvida, após todos esses anos, o sentimento de fragilidade é o mesmo. "Acordar na madrugada com a água invadindo nosso lar, e sair de casa com a esposa e filhos em uma canoa, nos deixa vulneráveis. Mas, como representante do povo, tenho que reunir forças e ajudar às demais famílias atingidas no que for possível. Agora, o mais importante é unirmos nossas mãos", disse.
Representante do Rotary Clube e um dos voluntários durante os dias de angústia, o vereador Bel Correia destacou os esforços dos parlamentares para minimizar o sofrimento das várias famílias atingidas. Também na entrevista, o vereador Elson Vieira destacou a união do Legislativo de São Miguel para ajudar no que for necessário. "Esta é uma hora em que todos precisamos nos unir para tentar levar às famílias atingidas pelas chuvas, nossa solidariedade e nosso apoio”, afirmou.
Para o vereador Alfredo Moura, os vereadores precisam atender não somente aos anseios da população, mas prestar toda a ajuda necessária. Elogiando a postura do presidente na condução dos trabalhos, o vereador Cícero Passarinho também destacou que o empenho e união de todos é fundamental neste momento difícil para o povo miguelense.
Acompanhando de perto os trabalhos de assistencialismo e apoio às famílias, o vereador Jalmir Santos destacou que a junção dos poderes Executivo e Legislativo, além das demais pessoas que estão contribuindo para a recuperação da normalidade, é um ato de cidadania e que tem o intuito de minimizar os danos causados às famílias atingidas. “A Casa não é só elaboração de leis e de projetos, mas, também, solidariedade e atenção social”, disse.
Em sua fala final, o presidente reafirmou o compromisso do Legislativo com o povo miguelense, e, além de autorizar a doação de centenas de agasalhos, cobertores e cestas básicas, também convocou uma reunião com todos os demais vereadores, para avaliar ao danos causados pelas chuvas e definir um plano de ação para contribuir na reestruturação da cidade. "É hora de trabalhar ainda mais, e continuaremos nos mobilizando para ajudar a população. Isso é o mínimo que podemos fazer, e não quero que a ação seja ligada apenas à figura do presidente, mas sim, a uma iniciativa integrada de todos os vereadores e funcionários da Câmara. Além disso, todos os órgãos envolvidos e os voluntários que incansavelmente se doaram nesses últimos dias para ajudar o próximo e amenizar o sofrimento dessas famílias, merecem nossorespeito", afirmou Maxwell.
Finalizando a entrevista, o radialista Procópio Lima registrou que, em 30 anos atuando na comunicação em São Miguel dos Campos, essa é primeira vez que ele acompanha uma Câmara de Vereadores afinada e unida com um só objetivo: o de ajudar. "Independente das posições político-partidária dos parlamentares, não poderia deixar de registrar para os nosso ouvintes, que me orgulha constatar a união e o empenho dos vereadores dessa Legislatura. Ganha o povo e o município", concluiu.