Após o prefeito de Pilar, Renato Filho, decretar estado de emergência na tarde deste sábado (27), a situação do município agravou. A cidade amanheceu neste domingo (28) com a água da lagoa Manguaba que invadiu a orla da cidade alagando vários pontos. Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, cerca de 200 pessoas estão desabrigadas e 800 desalojadas.

Na noite de ontem, a assessoria de comunicação informou que 82 pessoas estavam desabrigadas. Na manhã de hoje, a assessoria comunicou que o número aumentou. No total, 10 pessoas ficaram feridas, 20 casas foram destruídas e 400 residências danificadas.

Os desabrigados estão sendo levados para o salão paroquial da cidade e para os ginásios Nossa Senhora do Pilar e da Chã, localizado no bairro da Cohab.

O gestor da cidade montou uma força-tarefa com a Defesa Civil, moradores, funcionários da prefeitura, entre outros, para ajudar os desabrigados e pediu, através das redes sociais, doações de roupas, cobertores, calçados, água potável, colchões.