A convite da professora Maria Catarina Laborê, uma das grandes lideranças do movimentos negro, em Divinopólis Minas Gerais, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros participa, desde 19 de maio, até a segunda, 22 de maio,  na região Centro Oeste Mineira  de uma grande jornada de ações/articulações negras buscando criação de estratégias de  diálogos, com os contemporâneos desafios abolicionistas.
E no dia 19 de maio, quando da chegada ao aeroporto  Brigadeiro Antônio Cabral, em Divinopólis/MG, Arísia Barros e Fernanda Monteiro, ativistas das Alagoas de Palmares foram recepcionadas, com muitas flores, abraços,  por representantes do movimento negro, das Minas Gerais.
Estavam no aeroporto a ativista, Maria Catarina,Marcelo Martins, militante do movimento negro mineiro e presidente do Instituto de Educação e Cidadania, Arianne Barbara e Emerson Santos, do MUNDI.
E nesses tempos esquizofrênicos da cultura do ódio ser agraciadas com abraços floridos da essência-irmandade-de-pret@s é um dos melhores abraços de boas vindas.
Obrigada, Minas Gerais de pret@s!
Obrigada!