É bem verdade que o suplente de deputado estadual, Cícero Cavalcanti (PMDB), desde que se elegeu prefeito de São Luiz do Quitunde (em 2004) não mais perdeu uma eleição no município.
Cavalcanti se 'apropriou' da cidade como sendo sua terra natal (ele é natural de Matriz do Camaragibe).
De lá para cá só obteve vitórias (até na Justiça Eleitoral, quando conseguiu ganhar de Jean Cordeiro, prefeito eleito em 2008, e que depois cassado) para se manter no comando do município.
Em 2012, Cavalcanti elegeu Eraldo Pedro (PMDB) - o prefeito marcado pelas idas e vindas na Justiça (ora estava afastado, ora retornava) - e perdeu o comando ao querer 'muito mais' na Prefeitura que era de seu agora ex-aliado.
Na eleição do ano passado, em mais uma sábia conquista - não sei como! - com o povo quitundense, elegeu a filha e odontóloga, Fernanda Cavalcanti (PMDB), ao Executivo local.
Leia também: Cícero Cavalcanti recua, em nome da filha, na disputa pela prefeitura
Derrotou, de novo!, a família Cordeiro que tinha como candidata a ex-deputada estadual, Fátima Cordeiro (PP).
Porém, fontes fidedignas do blog disseram - a vista da situação - que o comandante da Prefeitura voltou a ser o suplente de deputado.
A questão é que Fernanda, apesar da ser a gestora e colocada no pleito por motivos políticos favoráveis ao pai, é chefe do Executivo apenas de direito, assinatura e no imaginário da população.
Por lá, quem diz o que faz e o que não faz; nomeia; demite; fiscaliza; manda recado; articula e domina a gestão é mesmo Cícero Cavalcanti.
Inclusive, o pai acompanha a filha em tudo e até responde por ela em entrevistas na imprensa, como também, nos eventos do município.
Na Câmara de Vereadores, 'Ciço do Norte' conseguiu maioria da casa legislativa ao oferecer vantagens para seus (dele) onze parlamentares que defendem - piamente - o governo dos Cavalcantis de São Luiz do Quitunde.
Fernanda, no entanto, segue a cartilha ensinada e repassada pelo pai (Que não seja pelo passado tenebroso que todos conhecem bem). Mas é a prefeita eleita pelo povo!
Porém, quem quiser sair por bem tem que se aliar ao suplente de deputado ou então - como publiquei no ano passado - ele "dá o troco" em funcionário contra.
Leia aqui: Deputado diz que se filha vencer eleição "dá o troco" em funcionário contra
À época, em resposta ao blog, Cavalcanti disse que estava se' referindo aos que estavam votando errado, pois iria trabalhar pelo servidor público, trabalhar pela educação, pela saúde'.
Veja também: Cícero Cavalcanti responde matéria do CadaMinuto
Portanto, dizem que é um "novo tempo em São Luiz do Quitunde", se comparada a gestão do ex-prefeito Eraldo Pedro, mas no modelo antiquado (lá de 2004) Cícero Cavalcanti de administrar.
Será?
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com