129 após a assinatura da Lei Áurea que deu fim (?) aos longos 388 anos mais perniciosos da história nacional, o Brasil é, ainda, um país marcado pelas muitas exclusões.
Para estabelecer espaços de discussão sob a temática, potencializando assim o diálogo entre as diferentes linguagens e manifestações, dos Quilombos de Alagoas e Minas Gerais, acontece de 19 a 21 de maio, na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, uma série de Conversas sobre os Desafios Abolicionistas do Século XXI.
A iniciativa das Rodas de Conversas é da ativista e membro do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Minas Gerais, Maria Catarina Laborê, como forma de colaborar para o fortalecimento da cidadania e o respeito à diversidade cultural dos territórios de pret@s.
A convite de Maria Catarina Laborê, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros falará sobre o racismo e seus desdobramentos sociais , em locais e públicos diversificados, conforme a programação abaixo
19 de maio- sexta -feira
Local- Câmara Municipal de São Gonçalo do Pará
Horário- 19 às 21 horas
Público- Comunidade escolar, alunos/as, movimentos sociais e autoridades locais
20 de maio- Encontro com o Movimento Unificado Negro de Divinópolis- Mundi
Horário- de19 às 21 horas.
21 de maio-- Missa Conga no cemitério dos escravos-comunidade dos marimbondos- município de Carmo do Cajuru- Centro Oeste,às 9 horas.
você fará uma palestra relacionada com o que apreciará
Encontro da articulação negra do centro oeste
22 de maio- segunda feira-
7:30 às 9:30 horas - E.E. Antônio da Costa Pereira
Grande ciclo de debates, com um público periférico,bairro vulnerável, escola composta por uma grande diversidade
13 horas- encontro com a vereadora Janete .