Palmeira dos Índios sediou nesta sexta-feira (7) uma audiência pública, proposta pela deputada estadual Jó Pereira, em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe, que teve como tema “Água – desafios e soluções. Uma visão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe”. O rio, que nasce na Serra da Mandioca, em Palmeira dos Índios, deságua no litoral Sul de Alagoas, abrange cerca de 500 mil habitantes de 19 municípios alagoanos e possui um área de 1.562 km2. O prefeito Júlio Cezar participou do evento, que aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), junto com prefeitos de cidades cortadas pelo Coruripe.

Os deputados estaduais Val Gaia e Inácio Loiola, representantes da Justiça, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Alagoas, educadores, estudantes, ambientalistas, vereadores e secretários de Palmeira, vereadores e outros convidados, também estiveram presentes.

A deputada Jó Pereira disse que o poder público é importante para recuperar a nascente do rio, em Palmeira dos Índios, para que ele não morra e siga o curso da bacia hidrográfica. “A bacia do Coruripe é uma das principais do Estado e esta audiência, que teve como objetivo chamar a atenção do poder público para a importância do rio, a necessidade de manter a sua sobrevivência, garantir a perenidade e a qualidade da água, a partir de ações como o esgotamento sanitário de Palmeira dos Índios”, explicou a deputada.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a iniciativa do debate, proposto pela deputada Jó Pereira e Assembleia Legislativa junto com Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe mostra a importância do rio Coruripe para o Estado, principalmente para Palmeira dos Índios, onde está localizada a nascente do rio. “Estamos convivendo com umas das maiores secas da nossa história e as pessoas lutam pela água. É muito triste perceber que o rio Coruripe, que nasce em nossas terras, tenta sobreviver. O nosso município está à disposição para o que for preciso e precisamos lutar por isso. Mas os municípios sozinhos não podem arcar com isso. Temos que ir em busca de apoio dos governos estadual e federal, porque já encontramos a nossa cidade com dificuldades financeiras e lutamos para manter o servidor com o pagamento em dia. Mas se somarmos forças poderemos preservar as nossas bacias e garantir que as nossas matas ciliares sejam recuperadas. Este debate é muito importante, porque percebemos que estamos juntos em busca de soluções para a convivência com a seca que assola a nossa região”, finalizou o prefeito.

Na ocasião, a organização do evento fez a entrega do prêmio “Guerreiros de Alagoas”, dedicado a personalidades que trabalham com causas ambientalistas em Alagoas, Os professores e ambientalistas Alex Gama e Josefa Adriana foram agraciados com a premiação. O prefeito Júlio Cezar fez a entrega do prêmio à professora palmeirense