A Secretaria de Assistência Social e do Trabalho realizou uma ação na manhã desta segunda-feira, 27, na tradicional feira livre de Pão de Açúcar. A ação teve como objetivo o cadastramento dos carroceiros, combatendo assim o trabalho infantil.
Aos carroceiros cadastrados, será ofertado fardamento, afim de de identifica-los como aptos ao serviço, evitando assim que os menores continuem a trabalhar na feira.
Para os carroceiros que tiverem o nível médio, serão ofertados cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
Já as crianças, terão a oportunidade de participar de oficinas de dança, prática de esportes, cursos de informática, artesanatos e outros.
O secretário de Assistência, Francisco Andrade Junior, contou que essas ações continuarão acontecendo e frisou o quanto é importante manter as crianças na escola, para que elas tenham melhores oportunidades no futuro.
Foi feito também orientação aos feirantes, principalmente aos que tinham crianças nas bancas, sobre a erradicação do trabalho infantil, e a importância de mantê-las na escola.
"A maioria das crianças não são de Pão de Açúcar, elas acompanham os feirantes de outras cidades e até do estado vizinho, Sergipe. A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de abril, fica proibido o trabalho de crianças. O não cumprimento da norma poderá resultar em notificações e o impedimento de colocar a banca na feira livre”, disse Maria Betânia, assistente social da Secretaria.
Participaram da ação, Lúcia de Fátima, coordenadora da Ação Estratégica do Peti (AEPETI), Jussara Lima, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) além do apoio de psicóloga, assistente e orientadores sociais, pedagogos, fiscais e o Conselho Tutelar do município.