1º de Novembro de 2016 é o prazo limite para que as barracas da praia do Francês sejam desocupadas antes da demolição e um novo projeto de urbanização seja iniciado, na Orla de Marechal Deodoro. Os barraqueiros terão até esta data para continuar oferecendo seus serviços, segundo acordo firmado entre a Prefeitura de Marechal Deodoro, a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em Alagoas, a Advocacia Geral da União, Ministério Público (MP) e o Ibama.
Treze barracas foram fechadas por decisão judicial de órgãos ambientais, no último dia 08 de março, pelo fato não terem autorização para funcionar na área. Os comerciantes vinham há quatro anos tentando adiar o cumprimento da decisão SPU.
Após a demolição as obras devem ser iniciadas e a Prefeitura tem um prazo de 60 dias para iniciar as obras. Deverão ser construídas entre oito a 13 barracas e os novos barraqueiros devem participar de uma licitação, que será aberta depois que o projeto for concluído.
Qualquer pessoa interessada poderá participar da licitação, que permitirá também que os atuais barraqueiros possam concorrer.
Os barraqueiros que não desocuparem o local no prazo estabelecido terão que pagar multa diária no valor de R$ 3 mil.