Na sessão ordinária desta segunda-feira (20), o presidente da Câmara Municipal de São Miguel dos Campos, vereador Maxwell Idalino, apresentou o Projeto de Resolução nº 02/2017 que institui o programa 'Câmara Itinerante' no município. A proposta que foi aprovada por unanimidade, e que contou com o parecer dos demais parlamentares, visa levar as ações do poder legislativo às comunidades.

 

O projeto tem como objetivo levar as sessões ordinárias para os bairros do município, possibilitando o acesso mais rápido dos moradores com os membros do Poder Legislativo.  Nessas sessões, serão abordadas questões de interesses da população, onde os vereadores estarão disponíveis para atender e ouvir as reivindicações e demandas. A meta é de realizar uma edição por mês. 


Reunido nesta terça-feira (21) com o prefeito Pedoca Jatobá, o presidente recebeu a confirmação que a prefeitura além de aprovar a iniciativa, dará total apoio ao projeto. "Além dos parlamentares, nosso intuito também é levar os secretários municipais até os cidadãos, e oferecer diversas ações sociais como aferição de pressão arterial, glicose e cálculo de índice de massa corpórea; exames de vista; assistência social; assistência judiciária; jogos recreativos; oficinas culturais, entre outros. Contar com o apoio do prefeito Pedoca, demonstra sua sensibilidade em contribuir para as melhorias reivindicadas pelos miguelenses", explicou Maxwell. 

 

De acordo com o chefe do poder legislativo, o projeto possibilitará maior acesso do cidadão aos trabalhos dos vereadores, com a oportunidade de acompanhar as sessões em seus próprios bairros. “Nosso foco é trabalhar de forma transparente e estreitar a relação com a população. Com a Câmara Itinerante, além de interagir com as comunidades, discutindo o orçamento participativo, ouvindo os anseios do povo, nós também iremos mostrar o que pode ser feito em relação às solicitações e enviar para o Executivo". 

 

A primeira reunião está prevista para o mês de abril, e o local será definido através de sorteio. Em todas os encontros serão convidadas as lideranças comunitárias e agentes públicos de cada região.  "Nosso objetivo é que o maior legado desta gestão seja a aproximação entre o cidadão e a Câmara de São Miguel. E, por isso, o Legislativo estará nos bairros para ouvir sugestões, reivindicações e ajudar a encaminhar problemas que estão mais perto dos moradores, fortalecendo o papel do vereador como representante do povo", concluiu o presidente.