Com pouco mais de 18.000 habitantes e apenas 01 assentamento, ('Flor do Bosque'), em sua zona rural, Messias, município pertencente à Região Metropolitana de Maceió, é referência estadual e nacional em agricultura familiar, destinada à merenda escolar.

Por este motivo Messias foi Indicado pelo Sebrae/AL e convidado pela secretária do emprego e geração de renda, Márcia Regina Fidelis, para apresentar seu 'case' de sucesso ao corpo técnico do município de Maragogi, pertencente à Microrregião do Litoral Norte, onde se situam muitas das praias mais lindas de Alagoas, com 35.000 habitantes, quase o dobro de Messias, 20 assentamentos e 22 associações.

Na manhã desta terça-feira, (23), no auditório da Secretaria de Educação de Maragogi, a diretora presidente da Casa do Empreendedor e do Agricultor de Messias, Sheila Gomes e o engenheiro agrônomo do município, Manoel Bernardo, (Maninho), expuseram com muita competência a feliz realidade do desenvolvimento de Messias.

Eles elencaram todo o processo de implantação do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o passo a passo da chamada pública, bem como a entrega com selo, manipulação adequada e a criação do cardápio e pagamento, em 48 horas, dos produtos da agricultura familiar local para a merenda, referenciando a importância de uma nutricionista neste campo de atuação.

Na oportunidade, estavam presentes no encontro, entre outras autoridades de Maragogi, a secretária de emprego e geração de renda, Márcia Regina Fidelis, o secretário de educação, secretário de agricultura, Dênis da Silva Costa, responsável pelo setor de compras, Marcos Sérgio dos Reis e representantes de assentamentos, entre eles, o presidente do Assentamento Itabaiana de Maragogi, Fernando Lopes dos Santos e a vice-presidente Laudicéia Maria da Silva.

O agrônomo Maninho ressaltou a importância da visão do gestor para mudar a realidade do município. "No caso de Messias, o prefeito 'Jarbinhas' e a nutricionista Isadora Bianco observaram que muitas crianças chegavam na escola sem alimentação, então a prefeitura, com recursos próprios, passou a ofertar o café da manhã".

A diretora presidente da Casa, Sheila Gomes, disse que o desenvolvimento está em todo lugar; só depende da visão do gestor que pode investir na educação, na agricultura e em todas as pastas; "só não podemos perder o foco de fazer com que o dinheiro circule dentro de nosso próprio município", concluiu.