Em apenas 45 dias de governo, o prefeito de Pilar Renato Filho continua mostrando trabalho. Após uma iniciativa que começou nas redes sociais do Conselho Tutelar da região para as doações de mochilas escolares para crianças carentes do município, o prefeito anunciou nesta quinta-feira (16) que determinou a abertura do processo para aquisição de 6.500 kits escolares para estudantes da rede municipal de ensino.
Antes mesmo de uma reunião com membros do conselho tutelar, ocorrida na última terça-feira (14), Renato Filho já estava com uma proposta diferenciada para a volta às aulas das crianças. “Pensamos em oferecer um retorno digno, então, investimos nos kits que há tudo que um aluno precisa para estudar”, comentou.
Em cada kit oferecido, haverá materiais como bolsa, borracha, lápis, caneta, entre outros itens. “Queremos mudar a educação do município, encontramos Pilar com uma estrutura precária nas escolas e precisamos colocar os alunos de volta ao lugar onde ele pode aprender de verdade”, ressaltou o prefeito.
A proposta do prefeito é de focar nas regiões onde há maior evasão escolar e entregar os materiais. “Com seis meses nós vamos iniciar as duas primeiras escolas em tempo integral do município e dar fardamento aos alunos”, garantiu Renato Filho.
Propostas para educação
No mesmo dia em que anunciou a entrega dos kits, o prefeito esteve reunido com secretários da Saúde, Meio Ambiente, Esporte, Educação, Assistência Social do município, além de membros do Conselho Tutelar, o líder do governo da Câmara de Vereadores e diretores de ensino da região para juntos formarem uma comissão de secretários e representantes dos conselhos tutelares que vão trabalhar junto com a educação.
Na oportunidade, o prefeito debateu com os membros presentes propostas para alavancar a educação da cidade e levar mais alunos para dentro da sala de aula. O gestor também comentou que um dos problemas encontrados pelo é o número de professores com licença médica e ausentes das unidades, mas garantiu que eles serão fiscalizados.
Para este ano, a prefeitura vai investir no lançamento do programa escola segura, com monitoramento e rondas regulares da guarda-municipal; programas sociais municipais e federais; fiscalização da secretaria de Assistência Social juntamente com o Conselho Tutelar; palestras de conscientização sobre o uso de drogas; aulas sobre importância e cuidados que se deve ter com o meio ambiente; criação do programa aluno nota 10; premiação para os melhores alunos e professores, entre outros.
“Esta é a maneira que encontramos de fazer com que o aluno seja acolhido, além disto, queremos ter o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) e vamos lutar para que isso aconteça”, finalizou o gestor.