Na sexta-feira, o estudante já deverá ficar atento ao que come para não prejudicar nos dias seguintes. Nos dias de provas, a orientação é comer em casa e ingerir alimentos leves.
Se você já não tinha o hábito de realizar esta refeição, não será agora que vai montar um banquete. Mas também não poderá ficar em jejum.
O que fazer para o café da manhã?
Uma das sugestões é um suco energético, como segue a receita abaixo.
Ingredientes:
• 1 polpa de açaí congelada
• 1 banana
• 1 colher de aveia
• 1 colher de linhaça dourada
• 100 ml de água bem gelada
• 1 colher de mel para adoçar
Bater tudo no liquidificador e tomar na hora.
Outra sugestão no seu cardápio são as Frutas, leite desnatado ou iogurte com baixo teor de gordura, cereal e pães integrais, queijo branco, ovo e geléia. Devem evitar Queijos amarelos, mortadela e embutidos.
Consuma carboidratos, que são uma boa fonte de energia e combustível para o cérebro, mantendo como preferência aos alimentos integrais, que são ricos em fibra e proporcionam saciedade prolongada e regularidade no trânsito intestinal.
O que comer no almoço para evitar a preguiça e o desconforto na hora da prova?
Não é aconselhado ao candidato comer fora de casa ou ingerir alimentos cuja procedência é desconhecida.
Deixe a feijoada, churrasco para um outro fim de semana. Refeições pesadas exigem muita energia para a digestão e acabam deixando você sonolento, prejudicando a leitura e interpretação das questões.
Além disso, evite alimentos muito gordurosos: eles retardam o esvaziamento gástrico e dão sono. Evite também coisas com muito sal, como batata frita. Isso só vai aumentar a sua sede e causar desconforto durante a prova.
Segue então uma sugestão de almoço
• Uma porção de arroz integral ou macarrão integral com molho vermelho (alimentos integrais prolongam a saciedade)
• 1 porção de carne magra para acompanhar, ou peixe – como salmão e sardinha, ricos em Ômega 3. ou frango, assado ou grelhado (mas nada de frituras)
• salada crua como (alface, tomate, cenoura e beterraba) com azeite de oliva extra virgem
Legumes cozidos como brócolis, vagem, couve flor
• 1 fruta de sobremesa
Os carboidratos são uma boa fonte de energia e combustível para o cérebro, mas dê preferência aos alimentos integrais, que são ricos em fibra e proporcionam saciedade prolongada e regularidade no trânsito intestinal.
Não se esqueça de levar alimentos que dê energia para a prova.
Leve frutas, água e um chocolate 70% cacau.
Esse tipo de chocolate é mais recomendado devido ser mais estimulante que o tradicional, pois o somente ao leite tem muito açúcar e gorduras.
Outra sugestão é levar um sanduíche natural. Faça com pão integral, peito de frango desfiado, cenoura, alface, tomate e tempere com sal, azeite, limão e ervas como orégano. Tenha cuidado só em fazer no dia, com a manipulação e jamais use maionese, que pode estragar facilmente. Isso é melhor do que levar barrinha de cereal.
Frutas secas como castanhas, ameixas, nozes e amêndoas também são opções.
Para beber durante a prova, prefira água, água de coco e isotônicos são os mais indicados.
A pessoa nunca pode tomar mais que 200 ml de uma só vez, porque ela pode ter muita vontade de ir ao banheiro. É importante alternar entre a água e o isotônico de quinze em quinze minutos.
Depois do Enem
Depois de uma maratona de textos, gráficos e números, é hora de repor as energias. No sábado, primeiro dia de Enem, não convém exageros. Afinal, no domingo, ainda há mais trabalho a ser feito. A recomendação é a mesma: comida leve, sem exageros. “Nada de fast food.
Para ajudar no processo de recuperação na noite de sábado, um jantar com pouca gordura é a indicação.
Uma das sugestões é uma massa com salada e uma carne magra. É uma boa combinação de carboidratos, proteínas e vitaminas, que ajudam a repor as energias gastas durante as cento e oitenta questões.
Se preferir algo diferente, pode optar pela quinoa, é uma delícia e rica em aminoácidos.
Se optar por um sanduíche, escolha um pão integral, como com ovo, ou frango desfiado, mas não se esqueça da salada antes, ou dentro do sanduíche.
Outra sugestão é comer sopas de legumes, creme de ervilha, caldo verde, batata doce, inhame com queijos magros, ovo, ou peito de frango. Acompanhando suco de uva. ou de outra fruta, nada de sucos de caixinhas, pois eles contém muitos conservantes.
O jantar deve ser ao menos duas horas antes de se deitar, ou a digestão poderá atrapalhar o sono.
Na manhã seguinte, é hora de repetir o ritual do café da manhã e do almoço. E boa sorte!