Analisando os programas eleitorais - há jornalista que não assiste ao guia eleitoral (eu vejo sim e acompanho para discussões do cotidiano) - nota-se a mensagem que cada candidato quer passar aos eleitores maceioenses.
De um lado, o programa de Cícero Almeida (PMDB), exibido ontem, 14, além do famoso jingle de que "Cícero fez e vai fazer muito mais", tem o maior tempo dedicado aos ataques contra Rui Palmeira (PSDB).
O marketing Almeidista apela para a "má-administração" do adversário como direcionamento principal da sua propaganda eleitoral.
Há o que Ciço Almeida fez? Há sim! Bastante.
Porém, os marqueteiros se importam mais em falar dos problemas administrativos de Rui – se fez ou deixou de fazer - ao invés de mostrar propostas do ex-prefeito (que ficou no Executivo dois mandatos seguidos) para os próximos quatro anos.
Enquanto isso, o programa do tucano - exibindo o antes e depois - é apresentado com personagens que retratam a mudança na atual gestão. Inclusive, a comoção é ponto forte para quem assiste uma dona de casa que foi beneficiada com moradia e, surpreendente, o gestor aparece diante da gravação.
Sendo criação de marketing ou pura verdade, ressalte-se, a cena emociona o telespectador. Positiva ou não o programa do PSDB tem sido visto com mais respeito - aos eleitores - do que os ataques do PMDB.
Sabe-se que Cícero Almeida – em oito anos de governo - entregou muitas obras na capital alagoana. Por outro lado, o marketing exacerbado que "Ciço Fez, Fez, Fez..." extrapolou os limites, tornando-se uma estratégia de "mangação" nas redes sociais.
Rui Palmeira teve menos de quatro anos à frente da Prefeitura de Maceió, e tem usado o tempo do guia eleitoral para atrair atenção do eleitor, mostrando que também fez. Cícero Almeida - aliás, seus marqueteiros – usa uma estratégia de campanha considerada antiga.
Ciço foi prefeito. Rui é prefeito. Os dois fizeram por Maceió. Quanto aos ataques no guia eleitoral é um modelo ultrapassado em tempos de redes sociais.
O eleitor está mais sabido e consciente. Em grau de instrução, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), Maceió tem apenas 3,52% de analfabetos e maioria com 25,91% tem ensino médio completo.
A capital alagoana, no entanto, é de um eleitorado chamado "formador de opinião". As pesquisas divulgadas são intenções do momento em que o cidadão é indagado pelo "mediador".
Por outro lado, o guia eleitoral pode influenciar - decisivamente - na eleição vigente e os programas na TV (e inserções) são vitrines para eleitores que ainda estão indecisos.
Afinal, quem vota em Rui não vota em Ciço. E vice-versa!
Portanto, esta é apenas a opinião deste jornalista! Mas vale salientar que tudo isso é um briga de Poder para a eleição de 2018.
Já a decisão de quem será o próximo prefeito é dos 579.962 eleitores de Maceió.
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