Moradores do bairro Santa Amélia vão poder contar com um posto de saúde entregue pela Prefeitura. A Unidade Básica de demanda espontânea Walter Lima foi inaugurada essa semana e entregue a população. O novo equipamento é de Porte III e possui uma área construída de 694 metros quadrados. Foram investidos recursos federais na ordem de R$ 1.174.482,00 e contrapartida de R$ 515.482.006,00 do município de Maceió.

"Estamos inaugurando um novo posto de saúde, com o nome de um grande cirurgião pediátrico alagoano, Walter Lima. A satisfação é duplicada, pois exatamente neste dia 13 de outubro, completamos um ano da nossa gestão frente à Saúde municipal. Essa é uma unidade que atenderá a demanda da população da Santa Amélia e residenciais adjacentes, e que foi construída nos moldes do conceito da sustentabilidade", enfatiza o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

A unidade conta com seis consultórios, sala de procedimentos, sala de pré-consulta, sala para atendimento de assistência social e psicológica, salas de curativo, inalação, vacinação e esterilização, almoxarifado, farmácia, dispensação de medicamentos, estoque de farmácia, dois consultórios odontológicos com cinco cadeiras, sala de atendimento e marcação do Cora, recepção, arquivo, expurgo e espaço para separação de lixo comum, reciclável e contaminado. Os banheiros da unidade atendem ao conceito de acessibilidade, projetado para acolher pessoas com deficiência.

O coordenador de engenharia da SMS, Roberto Monteiro, ressalta que a nova unidade foi construída com novos conceitos. "São pontos de aproveitamento da água de chuva, corredores largos para melhorar a acessibilidade, ambiente adaptado à luz natural, para melhor aproveitar a luminosidade do dia, além de um estacionamento amplo, com espaço para carros grandes, como ambulâncias.  Tudo para garantir mais comodidade aos pacientes e aos servidores da unidade", ressalta Monteiro.

Homenagem

O nome da Unidade de Saúde homenageia o cirurgião pediátrico Walter de Moura Lima, morto em maio de 2015, que entrou para a história da Medicina alagoana por ser o pioneiro desta especialidade no Estado. 

Além de se tornar membro de diversas entidades científicas, como a Sociedade Brasileira de Patologia Pediátrica; Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, foi diretor da Escola de Ciências Médicas, do Hospital Escola José Carneiro, da Casa de Saúde Paulo Neto, entre outros.