Boa tarde pessoal!! A nutri vai exclarecer algumas dúvidas sobre a suplementação, especialmente iniciaremos pelo queridinho do WHEY PROTEIN, como temos muito a falar dele, vou fazer alguns posts contínuos sobre essa temática.

Parte I. 

Vamos entender um pouco sobre o whey Protein suas funções e benefícios?
O Whey Protein ou Proteina do Soro do Leite é um composto proteico extraído do soro do leite bovino durante o processo de fabricação de queijos. As proteínas do soro do leite são consideradas proteínas completas, isto por possuírem todos aminoácidos essenciais (aqueles que o organismo não sintetiza), boa digestibilidade e capacidade de absorção.
Dentre as proteínas presentes no soro do leite destacam-se, em maior proporção, as Beta-lactoglobulinas e Alfa-lactoalbuminas que por serem ricas em aminoácidos essenciais, sobretudo os de cadeia ramificada (BCAA’s) difundem amplamente a função do Whey como excelente composto para hipertrofia muscular. Além disso, existem no soro, em menor proporção, outras proteínas com funções importantes para o organismo. São elas: Imunoglobulinas, Lactoferrinas e Lactoperoxidase que possuem potencial imunoestimulatório, Antimicrobiano e Antioxidante. 
As proteínas presentes no soro do leite apresentam características que estimulam o anabolismo proteico como, por exemplo, rápida digestão e absorção pelo trato gastrointestinal, o que proporciona elevação da concentração de aminoácidos no plasma sanguíneo e consequente estimulo a síntese proteica. Outro fator que contribui para o anabolismo proteico está ligado à liberação de hormônios anabólicos como Insulina que permite a captação de aminoácidos presentes no plasma para o interior da célula muscular. 
Além da clara relação com processos anabólicos, sua composição faz do Whey Protein, um excelente composto auxiliar em diversas outras condições, tais como: Hipertensão, isto graças à Alfa-lactoalbuminas que, segundo estudos, possui capacidade de inibir a ação da enzima conversora de angiotensina, gerando assim efeito hipotensivo. 
Outra característica interessante do Whey Protein é o seu efeito anorexígeno, isto por estimular a liberação de substâncias como a Colecistoquinina (CCK) e GLP-1 relacionados ao controle da fome e aumento da saciedade. Por seu potencial antioxidante o Whey possui ação preventiva em patologias relacionadas ao estresse oxidativo além de função na modulação das respostas inflamatórias.

E QUAL A DIFERENÇA ENTRE ISOLADO, HIDROLISADO E CONCENTRADO?

Engraçado como as pessoas querem tomar whey, mas muitas vezes não conseguem distinguir a diferença entre eles. Hidrolisado, concentrado e isolada, você entende qual a diferença dos três e sabe qual usar dependendo do objetivo?
O Whey protein concentrado, ao contrário do que muitos pensam, não difere do isolado na quantidade de proteína por porção, mas sim da quantidade de proteínas do soro do leite na composição do produto. 
 

Whey protein concentrado, a concentração de proteína do soro do leite é de 25 a 80%, sendo este tipo de processo o que vai gerar um produto final com um grau de pureza menor, contendo lactose, gorduras e uma porção intacta da proteína do soro do leite chamada beta-lactoglobulina, que em indivíduos sensíveis pode ocasionar acne. 
O beneficio desse tipo de proteína é principalmente seu baixo custo mantendo um alto valor biológico apesar do menor grau de pureza.


Whey protein isolada, tem uma concentração de proteínas do soro do leite acima de 90% e um grau de pureza muito maior do que a whey concentrada, onde os teores de carboidratos e gorduras são baixos ou zero e é isento de lactose, e praticamente isento de outras proteínas do leite. Tem rápida absorção e é uma ótima opção para o pós treino ou em momentos onde necessita-se de uma rápida digestão. 

Whey protein hidrolisado depois de isolada a proteína sofre processo industrial para hidrolise, isto é, quebra de suas ligações peptidicas fornecendo aminoácidos e frações proteicas mais facilmente absorvidoss.

Estudos mostram que não há diferença significativa entre a velocidade de absorção do whey protein isolado quando comparado com o hidrolisado, isto porque quando a proteína é hidrolisada em porções menores, ocorre aumento da osmolaridade e um processo chamado de correção osmótica atrasa um pouco o esvaziamento gástrico. Porém em indivíduos que tem alergia a proteína do leite ou sofrem com sinais de sensibilidade, se beneficiam. Então, dependendo da situação podemos encaixar um determinado tipo de whey protein e obter o máximo proveito de cada produto.

WHEY PROTEIN É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO NO PÓS TREINO?

NEM SEMPRE, DEPENDE.

Pessoal, quando se trata de metabolismo e estratégias nutricionais, tudo tem que ser muito individualizado, de maneira nenhuma pode ser generalista! Não é porque aquele cara grande da academia toma 2 medidas de whey protein com 6 colheres de maltodextrina que você também vai fazer o mesmo e vai chegar aos seus objetivos!

Vamos explicar um pouco porque o whey protein nem sempre é a melhor opção nesse período.

Existe um hormônio liberado pelo pâncreas chamado de insulina, a mesma quando é liberada tende a inibir ou reduzir o processo de oxidação de gordura (perda de gordura ou lipolise), ao contrário do que muita gente pensa, não são apenas os carboidratos os responsáveis por estimular a liberação da insulina, as proteínas e principalmente as de rápida absorção como é o caso do whey protein, também tem a capacidade de estimular a ação desse hormônio.

Em indivíduos que tem uma genética propicia para ganho de peso e está em uma dieta para perder gordura, utilizar uma proteína de rápida absorção no pós treino pode fazer com que o individuo não consiga alcançar o potencial máximo de queima de gordura, nesses casos proteínas de time release como a caseína ou os blends proteicos podem ser uma ótima opção, ou até mesmo não suplementar e fazer uma refeição sólida.

Pacientes que visam ganho de massa muscular, também podem utilizar a proteína da carne, que já apresenta um alto teor de creatina e tem um valor biológico semelhante ao do whey protein ! Para vegans ou pessoas que não se sentem bem consumido whey protein, a proteína da soja e a proteína do arroz estão ai para suprir sua necessidade proteica pós treino e melhorar sua recuperação muscular !

Então pessoal não existe receita de bolo o negocio é saber ler cada paciente da maneira correta e traçar uma estratégia individualizada e eficaz!

Até a próxima semana, dando continuidade a esse assunto. FIQUEM LIGADOS! beijo da Nutri.