A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) emitiu nesta quinta-feira (14) uma nota comentando a prisão de estudantes da instituição ontem no estado do Piauí por terem sido flagrado com drogas. Uma van da Universidade levava um grupo para participar de um congresso quando foi abordada pela polícia.

A Ufal disse que ainda não foi comunicada oficialmente pela polícia do Piauí sobre o caso, mas que esta ciente das apreensões. A solicitação feita pelos estudantes do curso de Engenharia Florestal atendia os requisitos internos e teve como objetivo levar o grupo para participar de um congresso na cidade de Bom Jesus. Após a revista, os demais estudantes e o motorista foram liberados e seguiram viagem.

Leia mais: Estudantes da Ufal são presos com drogas em veículo da instituição

Leia a nota na íntegra:

A Universidade Federal de Alagoas informa que, mesmo não tendo sido comunicada oficialmente pela polícia do Piauí, está ciente do caso de apreensão de três estudantes por uso e porte de drogas.

A Instituição liberou uma van para o deslocamento de um grupo de alunos para o 5º Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (Coneflor), realizado no município de Bom Jesus, no estado do Piauí. A solicitação atendeu às exigências da Divisão de Transporte, como requisição de veículo pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), autorização da Gestão para executar a programação, Carta de Aceite dos alunos para apresentação de trabalhos e a lista de alunos.

Na revista feita pela polícia do Piauí, tanto a van, quanto os demais alunos e os dois motoristas da Ufal foram revistados e, uma vez que nenhum material ilícito foi encontrado, foram liberados e seguiram viagem.

 A Divisão de Transporte, setor responsável pela liberação do veículo, não possui competência para vistoriar pertences pessoais dos alunos, embora oriente os passageiros sobre a proibição do uso e porte de drogas, bebidas alcoólicas e de fogos de artifício.

A Ufal já entrou em contato com as famílias dos estudantes que se deslocaram para o Piauí.