Alunos da área da saúde provaram que a noite pode ser sim um bom momento para estudar e se divertir. Na última sexta-feira, 06, a Anatonight  agitou o auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) que contou com a presença de alunos de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) de Alagoas.

Cerca de 80 estudantes dos cursos de medicina, odontologia, fisioterapia e enfermagem viveram uma experiência única de diversão e conhecimento. No começo da noite, o acadêmico Julio Cesar, presidente da Liga Acadêmica de Anatomia Clínica (LACA/ Uncisal), convidou a professora Camila Albuquerque para falar sobre “Curiosidades sobre o sistema nervoso”. Na sequência o professor Henrique Barros proferiu palestra sobre “Etimologia Anatômica Ilustrada”.

O Professor Dias Lima, tutor da LACA, ressaltou a importância da anatomia na prática profissional e pontuou a relevância de eventos como a Anatonight que são uma forma descontraída de passar o conhecimento aos alunos.

Em seguida os alunos assistiram a uma sessão de cinema para a exibição do filme “O Físico”, que ressalta a história da medicina e da anatomia durante a idade média.

Já era madrugada do sábado quando o professor  e Pró-Reitor de Extensão da Uncisal, Célio Rodrigues apresentou uma divertida conferência com o tema “Anatomia da Beleza da Mulher”.

Após essa animada sessão, os alunos foram para o laboratório para uma aula prática de anatomia clínica e cirúrgica abordando os assuntos discutidos no filme. A iniciativa contou com a participação dos professores Ernann Filho, e Henrique Barros além dos monitores Julio César, José, Raul, Olavo, Reginaldo, Isis e Liliana.

Já eram 3h da manhã e a energia dos participantes ainda estava em alta quando começou a gincana anatômica com caça ao tesouro, onde os grupos tinham que encontrar as pistas com perguntas que deveriam ser respondidas e entregues ao professor Henrique Barros para conferência. Em seguida houve a dissecção anatômica com o auxílio dos monitores.

O dia já começava a raiar quando os estudantes estavam nas aulas práticas de sutura.

Já eram 7h da manhã quando as atividades práticas foram encerradas. Para repor as energias dos estudantes foi servido um café da manhã, “que apesar de demonstrarem na face um ar de cansaço, o semblante mais marcante era o de felicidade e alegria por terem participado deste evento único”, destacou o professor Célio Rodrigues.