Pré-candidato a prefeito de Santana do Ipanema, o vereador José Vaz, conhecido como Zé Vaz (PP), vai enfrentar dois grupos políticos fortes na disputa pela prefeitura sertaneja. 

Na briga pelo Executivo - até a publicação desta matéria, constam o atual prefeito e candidato à reeleição, Mário Silva (PV), e o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Isnaldo Bulhões (PMDB).

O diretório do partido de Vaz, o PP, foi inaugurado no final de semana para confirmar seu nome no pleito de outubro. Por lá, o evento contou as presenças de aliados e apoiadores de sua pré-candidatura.   

Estiveram na inauguração - em nome de Vaz - o senador Benedito de Lira (PP) e o deputado estadual Edval Gaia (PSDB). O vereador conta ainda com os apoios dos colegas Dôra de Ubiratan (PDT) e Heleno Vieira (PV) e dos ex-prefeitos Paulo Ferreira e Marcos Davi.  

O parlamentar, que tem dois mandatos na Câmara de Vereadores, é considerado a terceira via da disputa. Em 2004, Vaz foi eleito primeira vez como vereador e na eleição de 2012 foi o mais votado no município.  

Após assumir o mandato, em 2013, Zé Vaz conseguiu chegar na presidência do legislativo, onde permaneceu até 2014. Agora, em 2016, decidiu "brigar" pela prefeitura de Santana do Ipanema contra Mário Silva e o ex-conselheiro do TC. 

O atual prefeito, apesar da grande rejeição na cidade e uma administração considerada "desastrosa", vai em busca de um segundo mandato. Silva foi eleito em 2012 quando venceu o grupo liderado pela ex-prefeita Renilde Bulhões (PTB), derrotando o candidato da família Bulhões - Dr. Gustavo (PTB) - nas urnas. 

Já Isnaldo Bulhões quer se eleger com o apoio da esposa e ex-prefeita por dois mandatos (2001-2004 e 2009-2012) para retomar o Poder no sertão de Alagoas. Pai do deputado estadual Isnaldinho Bulhões (PMDB), o ex-conselheiro aposentado não vai abrir mão de ser gestor da cidade que é polo na região e que a família já dominou.    

Por outro lado, Santana do Ipanema sempre surpreendeu em eleições anteriores - a exemplo de 1996 e 2000 - e apenas Renilde Bulhões conseguiu uma reeleição desde a década de 90.

Portanto, os três pré-candidatos serão analisados – eleitoralmente e politicamente - pelo presente, passado e o futuro.  

Será?  

Redes Sociais: Kleversonlevy       

Email: kleversonlevy@gmail.com