A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) divulgou novos números que apontam a redução da violência no Estado nos últimos seis meses. De acordo com dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, em quatorze meses já foi possível comprovar que Alagoas saiu do patamar de 63 para pouco mais de 40 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Em Alagoas, até dezembro de 2015 foram 1.584 homicídios dolosos em uma população estimada pelo IBGE de 3.353.797, o que representa 47,2 homicídios por cada 100 mil habitantes. Em Maceió foram 461 homicídios dolosos, para uma população estimada em 1.017.727, equivalendo a 45,3 homicídios para cada 100 mil.

"A pesquisa não diz respeito ao período que assumimos e o que podemos falar é a respeito das mudanças que conseguimos fazer. Nós reduzimos os índices de violência referentes a mortes no Estado seis vezes mais do que 2014, e isso significa que no próximo Atlas da Violência constará essa transformação, esse choque dado, esse empenho de todos os agentes da segurança pública que, incessantemente, demonstram desde o início muito compromisso para tirar Alagoas de uma situação caótica e que desesperançava os alagoanos", afirmou o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

Para ele, as discussões diárias com a representação de todas as instituições, o trabalho fundamental do Serviço de Inteligência, a determinação dos policiais e o apoio incondicional do governador Renan Filho são a base para os resultados adquiridos.

"Saber que saímos do lugar e andamos a passos firmes, sempre com cautela e muita responsabilidade, é a convicção do dever cumprido dentro do que havia sido almejado. As polícias estão nas ruas de manhã, à tarde, à noite e na madrugada, para a cada dia melhor servir e tranquilizar os alagoanos. Isso é o ponto-chave, a união, a integração que não tínhamos", reforça o secretário.

*Com assessoria