Para garantir a qualidade aos alimentos oferecidos à população e as condições adequadas de disponibilização e comercialização desses produtos, nesta quarta-feira (23), haverá duas ações de fiscalização das equipes da Inspetoria da Vigilância Sanitária.
Como órgão integrante da Comissão de Reordenamento da Orla – criada pela Prefeitura de Maceió com o objetivo de traçar ações e promover melhorias por toda extensão da orla marítima da cidade – a equipe da Visa participa, a partir das 9h, da visita técnica e fiscalização que a Comissão fará na orla de Ipioca para inspecionar, em bares e restaurantes, as condições e qualidade dos serviços oferecidos naquela região.
“Temos trabalhado em parceria com outros órgãos da Comissão, contribuindo, no que nos compete, para que sejam promovidas as melhorias necessárias, inclusive estruturais, que assegurem mais qualidade aos serviços disponibilizados tanto aos consumidores locais quanto a quem nos visita”, afirma o coordenador da Visa de Maceió, Ednaldo Balbino.
Já como parte da operação que vem sendo realizada pela Visa para garantir a qualidade do pescado disponibilizado à população neste período da Páscoa, outra equipe do órgão estará mobilizada, a partir das 7h, na ação de fiscalização que atuará na Feira do Peixe Vivo, que acontece na quarta (23) e quinta-feira, no Parque da Pecuária, no Trapiche da Barra.
Segundo a coordenação da Visa de Maceió, o trabalho da equipe terá seu foco voltado à missão de avaliar as condições higiênico-sanitárias do local e de quem estiver manuseando os pescados, de acordo com os padrões da Anvisa e das Boas Práticas da Manipulação de Alimentos.
Além da Feira, as prioridades de intensificação das inspeções da Vigilância durante os dias que antecedem a Semana Santa, quando aumenta significativamente o consumo dos alimentos típicos dessa época, se estenderam aos mercados públicos, feiras livres, balanças e supermercados da capital. A Visa reforça ainda que também disponibiliza o telefone 3315-5241, através do qual o consumidor pode esclarecer dúvidas ou fazer denúncias.