Como parte do processo de melhoria da mobilidade urbana de Maceió, as linhas de ônibus da capital alagoana receberão um reforço em sua frota, ainda este mês. Seguindo o edital do processo licitatório de concessão do serviço de transporte público coletivo de passageiros do Município, que determina que 20% dos veículos que circulam pela cidade sejam 0 km, o prefeito Rui Palmeira realizará a entrega de 45 novos ônibus à população, na próxima terça-feira (29).

A solenidade acontecerá no estacionamento do Jaraguá e contará com a presença do gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Tácio Melo. Os novos ônibus adquiridos foram fabricados pela montadora Marcopolo e contaram com um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões.

De acordo com a SMTT, nessa primeira etapa, 30 veículos serão entregues a empresa Real Alagoas, que opera com o lote de cor vermelha, e os outros 15 passarão a integrar a frota da empresa São Francisco, correspondente ao lote de cor azul. A previsão é de que até o final deste ano, cerca de 150 novos ônibus estejam circulando diariamente em toda a cidade.  

Rui Palmeira fala das mudanças positivas que o transporte municipal vem conquistando. “Como publicado no edital, 20% da frota será renovada com ônibus 0 km para que possamos tirar de circulação muitos dos veículos com estado de conservação precário. Isso vai proporcionar mais comodidade, agilidade e segurança aos usuários que fazem o uso diário do transporte público de Maceió”, explicou.  

Seguindo as normas do certame, os novos carros adquiridos já chegam a Maceió padronizados e com as cores correspondentes aos seus respectivos lotes. Essa ação vai valorizar as cores da bandeira do Município, além de criar uma identidade visual padrão para o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).  

Outra grande novidade desse processo licitatório é em relação às vagas destinadas aos cadeirantes que fazem uso do transporte público. “Maceió passa a ser a única capital do país a exigir duas vagas para cadeirantes. A lei determina somente uma vaga em cada ônibus, mas nossa gestão entendeu a extrema necessidade de garantir mais acessibilidade a todos e determinamos que a montadora adaptasse os veículos”,  destacou o prefeito.

Idade média da frota

Uma das determinações previstas no Edital de Licitação para o Transporte Coletivo por Ônibus é a redução da idade média da frota, que segundo o titular da SMTT, Tácio Melo, é de sete anos. “Os ônibus em Maceió costumavam circular por até 10 anos, apresentando uma média de sete anos. Com a renovação da frota, nós estamos baixando essa média para cinco anos, ou seja, são ônibus mais novos e melhores condições para o transporte dos usuários”, pontuou