Para trazer ao público a consciência da luta pela defesa da integridade física e moral das mulheres, a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos realizou, neste domingo, 20, uma caminhada na orla da capital alagoana.
A iniciativa foi batizada de Todos por Elas e reuniu centenas de pessoas na Praça Sete Coqueiros em Ponta Verde. Na ocasião a secretária executiva de ações de saúde, Rosimeire Rodrigues, lembrou que a luta por direitos iguais é de todos e que a sociedade deve sempre se mobilizar para garantir as mulheres o respeito e segurança que merecem.
“A luta das mulheres na sociedade brasileira é uma luta de todos. O grau de civilidade de toda nação pode ser mensurado pela forma como as mulheres são encaradas. O Brasil avançou muito, mas a caminhada ainda é longa pra todas nós”, ensinou Rosimeire.
Também presente a coordenadora estadual do programa Mais Médicos, Ivana Pita, ressaltou que a participação em eventos como a caminhada é um exercício de cidadania. “A participação de todos é única forma de garantir a evolução de nosso quadro social”, destacou Ivana.
Um dos temas de destaque da caminhada foi o combate à violência contra a mulher. A secretária da mulher e direitos humanos de Alagoas, Rosinha da Adefal, explicou que atos de violência vão além da física.
“A mulher também é vitima de violências psicológicas, sexuais, patrimoniais e morais e todas estão previstas na lei Maria da Penha. Portanto é importante não permita que os abusos cometidos contra ela continuem e procure uma delegacia para realizar a denuncia”, reforçou Rosinha.
A secretaria executiva de saúde, Rosimeire Rodrigues, destacou, ainda, que a gestão estadual assumiu o compromisso de garantir a saúde, segurança e bem estar a todos os alagoanos. “Com seriedade, compromisso e trabalho nós estamos conseguindo avançar por uma nova Alagoas onde os direitos, não apenas das mulheres, mas de todos os alagoanos sejam plenamente respeitados”, concluiu Rosimeire.