Na tarde desta quinta-feira, 17, a Associação dos Juízes federais do Brasil, seccional Alagoas enviou nota à imprensa declarando apoio ao juiz Sérgio Moro, que está frente dos processos da Operação Lava Jato.
No documento os magistrados registram que o poder judiciário deve ser forte e independente.
Nós, juízes federais aqui reunidos, juntamente com todos os juízes federais brasileiros que se encontram neste momento perante as sedes da Justiça Federal, manifestamos nosso total apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro e de todos os magistrados federais que atuam nos processos da Operação Lava Jato.
A construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente. Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentados no ordenamento jurídico.
Os juízes federais do Brasil reafirmam a sua independência e renovam o compromisso assumido quando da posse no cargo: manter, defender e cumprir a Constituição Federal e as leis do País.
Estamos vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios que não os estabelecidos na ordem jurídica e rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a membros do Poder Judiciário. O sistema judicial prevê o modo como as decisões dos juízes podem ser impugnadas e modificadas.
A Justiça Federal brasileira, da qual fazemos parte, ao lado do juiz federal Sérgio Moro, tem uma história centenária pautada pela defesa dos direitos dos cidadãos e da ordem democrática, com observância aos princípios fundamentais.
Temos consciência que o Judiciário está em constante aperfeiçoamento. Jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais.
Uma Justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de todos os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato.
Maceió-AL, 17 de março de 2016.
FREDERICO WILDSON DA SILVA DANTAS
Juiz Federal Diretor do Foro
SEBASTIÃO JOSÉ VASQUES DE MORAES
Juiz Federal da 4ª Vara
SÉRGIO JOSÉ WANDERLEY DE MENDONÇA
Juiz Federal Presidente da Turma Recursal dos JEFS (3ª Relatoria)
ANDRÉ LUÍS MAIA TOBIAS GRANJA
Juiz Federal da 1ª Vara
RAIMUNDO ALVES DE CAMPOS JÚNIOR
Juiz Federal da 13ª Vara
ANDRÉ CARVALHO MONTEIRO
Juiz Federal da 2ª Vara
GUSTAVO DE MENDONÇA GOMES
Juiz Federal da 6ª Vara
JOSÉ DONATO DE ARAÚJO NETO
Juiz Federal da 5ª Vara
FELINI DE OLIVEIRA WANDERLEY
Juiz Federal da 14ª Vara
SÉRGIO DE ABREU BRITO
Juiz Federal da 2ª Relatoria da Turma Recursal dos JEFs
GUILHERME MASAITI HIRATA YENDO
Juiz Federal da 1ª Relatoria da Turma Recursal dos JEFs
ALOYSIO CAVALCANTI LIMA
Juiz Federal da 12ª Vara
ISABELLE MARNE CAVALCANTI DE OLIVEIRA LIMA
Juíza Federal da 10ª Vara
CAMILA MONTEIRO PULLIN MILAN
Juíza Federal Substituta da 4ª Vara
CARLOS VINÍCIUS CALHEIROS NOBRE
Juiz Federal Substituto da 9ª Vara
FLÁVIO MARCONDES SOARES RODRIGUES
Juiz Federal Substituto da 10ª Vara
*Com Assessoria