O anúncio da posse do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para o ministério da Casa Civil acirrou os ânimos em todo o país e desencadeou uma série de protestos contra e a favor do governo. Movimentos sociais já agendam novas atividades para hoje (17) e esta sexta-feira (18).
O Movimento Brasil e o Vem Pra Rua divulgaram por meio das redes sociais que irá realizar uma vigília hoje a partir das 19 horas no antigo Alagoinhas, na Ponta Verde. O grupo é a favor do impeachment de Dilma Rousseff e quer permanecer no local até que haja um posicionamento da Câmara dos deputados sobre o rito processual contra a presidente.
Na noite de ontem (16) quando houve a confirmação do nome de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, dezenas de pessoas ligadas ao Movimento Brasil e outras entidades realizaram um protesto no bairro da Ponta Verde. Com faixas, os manifestantes pediam a saída da presidente do cargo e apoiavam o juiz federal Sérgio Moro, que conduz as prisões da Operação Lava Jato.
Já nesta sexta-feira (18) um ato está marcado, a partir das 8 horas, na Praça do Centenário, em apoio ao governo federal. Compõem a Frente Brasil Popular sindicatos, entidades e partidos pró-governo. A organização disse que o objetivo principal do ato é defender a democracia e a possibilidade de golpe.